A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), cumpriu, na quinta-feira (12/02), um mandado de prisão preventiva contra Cleison Cunha da Silva, de 33 anos. Ele estava foragido da Justiça pelo crime de duplo homicídio qualificado por emboscada, que vitimou Elinaldo Pedreiro Mateus, de 26 anos, e Omilton Pereira de Castro Júnior, de 35 anos.
O crime foi praticado na noite de 27 de setembro de 2020, no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus.
De acordo com o delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, o investigado estava foragido há mais de cinco anos. O crime foi motivado por uma dívida relacionada a uma televisão.
“O caso teve início quando Cleison foi até a residência de Omilton para cobrar uma dívida. Como a vítima não estava no local, o autor subtraiu um aparelho de televisão e deixou um recado para que Omilton fosse buscá-lo. Ao retornar e tomar conhecimento do ocorrido, Omilton reuniu alguns amigos e se dirigiu ao local onde acreditavam que Cleison estivesse, com o objetivo de recuperar o objeto”, relatou o delegado.
Segundo a autoridade policial, o grupo se deslocou até o bairro Colônia Terra Nova, onde acabou caindo em uma emboscada. Ao chegarem ao local indicado, as vítimas foram recebidas a tiros por Sandro Fernandes da Silva, irmão de Cleison, que também já se encontra preso. Ele aguardava o grupo em uma esquina.
“Omilton e Elinaldo morreram no ataque. Uma terceira vítima que os acompanhava sobreviveu à tentativa de homicídio, mesmo após o atirador efetuar disparos em direção à sua cabeça. Durante a ação criminosa, o autor teria afirmado que Elinaldo só havia morrido por causa de Omilton e, em seguida, realizou novos disparos contra a vítima já caída ao chão”, detalhou Cunha.
Após o crime, Sandro e Cleison fugiram do local. As investigações foram iniciadas imediatamente. Sandro foi preso pouco tempo depois, enquanto Cleison permaneceu foragido até ser localizado e preso na quinta-feira (12/02), no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, após informações recebidas pelo número 197, o disque-denúncia da PC-AM.
“É importante destacar a relevância das denúncias feitas pela população. Neste caso, a informação recebida por meio do 197 foi fundamental para a prisão do autor, que agora será responsabilizado pelos crimes que chocaram a comunidade em 2020”, afirmou o delegado.
Procedimentos
O homem responderá por duplo homicídio qualificado por emboscada e motivo fútil. Ele será encaminhado para audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.

