O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou em Nova Délhi, capital da Índia, nesta quarta-feira (18). Lula fica no país até dia 21 de fevereiro, a convite do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
Nos dias 19 e 20, o presidente participará da Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial. Já no dia 21, Lula será recebido em visita de Estado e cumprirá agenda de encontros com lideranças indianas. Em 2025, a Índia foi o quinto maior parceiro comercial do Brasil.
Segundo o Palácio do Planalto, Lula está acompanhado por uma comitiva composta de 11 ministros, quatro parlamentares e outras autoridades. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, embarcou com o presidente, mas seguiu viagem direto para Seul, capital da Coreia do Sul, onde Lula também cumpre agenda a partir do dia 23 de fevereiro.
Enquanto Lula estará em Nova Dhéli, Janja cumprirá agendas com a primeira-dama sul-coreana, Kim Hea-Kyung, e com brasileiros que residem na Coreia do Sul.
Em Seul, ocorre o Fórum Empresarial Brasil-Coreia, que reunirá 230 empresas brasileiras, com oportunidades de diálogos econômicos e comerciais. A Coreia do Sul é o quarto maior parceiro comercial do Brasil na Ásia.
Ao menos 11 ministros de Estado acompanham o presidente na Índia. O embaixador Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores; Fernando Haddad, ministro da Fazenda; Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e da Pecuária; Camilo Santana, ministro da Educação; Alexandre Padilha, ministro da Saúde; Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; Frederico de Siqueira Filho, ministro das Comunicações; Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação; e Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
Outras autoridades também viajam com o presidente da República. É o caso do diretor-geral da PF (Polícia Federal), Andrei Rodrigues. Segundo a PF, Andrei participa de reuniões com autoridades policiais locais para tratar de cooperação policial internacional, intercâmbio de capacitação, combate a crimes cibernéticos e financeiros, uso de tecnologia e outras iniciativas conjuntas, além da proposta de assinatura de acordo de cooperação entre as instituições. Também estão previstos encontros com autoridades locais e diplomatas brasileiros para tratar da instalação da Adidância da Polícia Federal no país.
Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital; Márcio Elias Rosa, secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil; Leandro Safatle, diretor-presidente da Anvisa; e Jorge Viana, Presidente da ApexBrasil confirmaram viagem à Índia.
Veja lista completa de autoridades na comitiva presidencial:
- Janja Lula da Silva; primeira-dama
- Embaixador Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores;
- Fernando Haddad, ministro da Fazenda;
- Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e da Pecuária;
- Camilo Santana, ministro da Educação;
- Alexandre Padilha, ministro da Saúde;
- Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte;
- Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos;
- Frederico de Siqueira Filho, ministro das Comunicações;
- Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação;
- Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
- Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima;
- Márcio Elias Rosa, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;
- Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital;
- Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal;
- Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil;
- Leandro Safatle, diretor-presidente da Anvisa;
- Jorge Viana, presidente da ApexBrasil;
- Eliziane Gama (PSD-MA), senadora;
- Jorge Solla (PT-BA), deputado-federal;
- Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), deputado-federal;
- Zé Neto (PT-BA), deputado-federal.

