Com o intuito de promover a reciclagem de resíduos sólidos gerados durante o Festival Folclórico de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) disponibilizou servidores para atuarem no projeto “Recicla, Galera”, de 26 de junho a 2 de julho. A iniciativa visa o fortalecimento e geração de renda para catadores e tricicleiros, além da sensibilização de visitantes e moradores da Ilha Tupinambarana.
A ação é realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Coca-Cola Brasil, que conta com o trabalho integrado do Ipaam.
O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, esteve na abertura dos trabalhos do projeto e falou sobre a importância de incentivar e conscientizar a população sobre o controle e tratamento dos resíduos descartáveis.
“A contribuição do Ipaam nesse projeto é muito significativa. A integração entre a Secretaria e o órgão fiscalizador tem uma importância gigantesca para o meio ambiente. Este é um passo que a gente dá na construção de um processo educativo. Nós precisamos dar à geração de resíduos um tratamento adequado, que passa inevitavelmente pela consciência da população e pela organização de movimentos como esse”, salientou Valente.
Servidores do Ipaam estão em Parintins desde a última sexta-feira (23/06) atuando de forma intensiva na ação. Além da Educação Ambiental, os profissionais apoiaram a montagem de Ecopontos, que são Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de recicláveis, para dar suporte à coleta dos resíduos gerados em bares, restaurantes e festas paralelas que acontecem nos mais diversos pontos da cidade.
Os servidores participam, ainda, de rondas que percorrem todos os ecopontos de Parintins para recolher os recicláveis descartados. Esses resíduos são encaminhados para o Espaço Sustentável “Recicla, Galera”, localizado na Praça da Liberdade, de 26 de junho a 03 de julho, de 8h às 17h.
Fabíola Arruda, uma das coordenadoras das ações realizadas pelo Ipaam dentro do projeto, conta como está sendo a rotina dos servidores do órgão nos dias de ação na Ilha.
“O recolhimento dos resíduos está sendo feito a cada duas horas. O trabalho é realizado de forma conjunta com o município, que faz a coleta do dispenser de resíduos orgânicos, enquanto os recicláveis são coletados pelos servidores da Sema e Ipaam. A separação do material é realizada pela Associação de Catadores. O Ipaam faz um revezamento com a Sema com relação às atividades da tenda e o recolhimento dos resíduos”, explicou a coordenadora.
Sobre o Recicla, Galera
O “Recicla, Galera” é o grande projeto de sustentabilidade realizado durante o Festival Folclórico de Parintins, coordenado pela Sema Amazonas. Neste ano, será a segunda edição da campanha, que reúne diversas frentes de trabalho voltadas à gestão de resíduos recicláveis, fortalecimento e geração de renda para a Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin) e a Cooperativa dos Condutores de Triciclo de Parintins (Contripin), bem como ações de educação ambiental e voluntariado.
A execução operacional da campanha ocorre por meio da Impact Hub Manaus. O projeto também conta com a participação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Participam ainda a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), a empresa Tereos Brasil e a Solar Coca-Cola.
*Com informações da assessoria