A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou a segunda edição do EndoUro Experts. O evento, que reuniu especialistas renomados em urologia do Amazonas, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, beneficiou 20 pacientes com cirurgias urológicas complexas, em Manaus. A programação ocorreu entre sexta-feira (05/12) e este domingo (07/12).
Para a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, eventos como o EndoUro Experts, que promovem a troca de experiências entre profissionais de vários estados, evidenciam ainda mais o know how do hospital. “A Fundação Adriano Jorge tem sua expertise, com profissionais renomados e essa troca de conhecimentos com outros estados de ponta na urologia aumenta ainda mais o know how da instituição, que é referência regional”, afirmou.
Ao longo dos três dias, foram realizados procedimentos cirúrgicos, enucleação prostática e tratamento de cálculos renais complexos, utilizando tecnologias de ponta disponíveis na unidade.
O diretor-presidente da FHAJ, o médico Ayllon Menezes, destacou o impacto positivo da iniciativa, ressaltando o comprometimento do Governo do Amazonas com a modernização da assistência em saúde. “Esta é uma edição bastante profícua, que demonstra o zelo do Governo do Amazonas em aprimorar a saúde da população. Como prova, tivemos pacientes realizando procedimentos muito menos invasivos e com recuperação mais rápida”, ressaltou.

O coordenador do curso, o urologista Ítalo Cortez, destacou que o evento coloca o Amazonas em posição de relevância nacional no campo da urologia. Segundo ele, o encontro reuniu especialistas experientes e trouxe uma metodologia baseada em evidências clínicas e cirúrgicas alinhadas às novas tecnologias.
Entre os pacientes beneficiados estava Paulo Victor Skrobot, de 64 anos, que passou por uma enucleação prostática e recebeu alta em menos de 24 horas após a cirurgia. “Estou muito feliz! A cirurgia foi rápida e estou pronto para ir para casa. Parabenizo o Governo do Amazonas pela iniciativa de trazer essa tecnologia ao Adriano Jorge e beneficiar muitos pacientes que não têm condições de arcar com uma cirurgia deste nível”, agradeceu.
O urologista Thiago Sato, que veio de Curitiba para participar do evento, destacou a intensidade da programação e a troca de experiências proporcionada. “Foram três dias intensos de cirurgias que beneficiaram não apenas os pacientes, mas também os profissionais e discentes envolvidos. Foi uma troca de conhecimento muito valiosa para a saúde do estado e do país”, avaliou.
Essa iniciativa reafirma o compromisso da FHAJ com a excelência no atendimento e com o aprimoramento constante da Medicina no Estado.

