Nesta segunda-feira (18/11), o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), promoveu a segunda reunião com piscicultores, com o objetivo de alinhar a precificação dos pescados, visando oferecer peixes regionais de alta qualidade a preços acessíveis para a população.
Durante a reunião, que contou com a presença dos organizadores e dos piscicultores, foram abordados detalhes importantes relacionados aos preços e à logística do Feirão do Pescado, programado para 29 de novembro a 1º de dezembro. Nos dias 29 e 30 de novembro, o funcionamento será das 7h às 19h; e no domingo, dia 1º de dezembro, o horário será das 7h às 13h.
A edição especial do Feirão do Pescado acontecerá no Centro de Convivência Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, Cidade nova, e no Centro Cultural Povos da Amazônia na Bola da Suframa, Crespo.
A iniciativa reunirá mais de 36 piscicultores, que trarão uma variedade de peixes frescos e de qualidade. Além disso, mais de 60 feirantes estarão presentes para comercializar hortifruti provenientes da agricultura familiar, proporcionando assim uma ampla gama de produtos frescos para a comunidade local.
Um dos assuntos abordados foi o respeito ao período do defeso, que é um período em que a pesca é proibida em rios e lagos para proteger as espécies durante sua reprodução. “A ADS está buscando alternativas para garantir a comercialização de peixes criados em tanques de piscicultura durante este período, assegurando preços acessíveis. Essa ação visa garantir que os piscicultores possam continuar suas atividades de maneira sustentável e em conformidade com as normas ambientais vigentes”, destacou o engenheiro de pesca Aprigio Mota, da ADS.
Para esta edição especial do Feirão do Pescado, os peixes serão provenientes das pisciculturas localizadas nos municípios de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Manacapuru, Iranduba e Manaus. Entre as espécies que serão comercializadas estão o tambaqui, o pirarucu e a matrinxã.
De acordo com Aprígio Mota, as condições climáticas atuais e o período de defeso são favoráveis para a realização do Feirão do Pescado. “O Feirão já se mostrou um sucesso na semana da Páscoa; agora queremos realizar esta edição especial devido ao momento atual de estiagem que tem prejudicado bastante a atividade pesqueira e ao início do período de defeso de várias espécies. A ADS traz esta edição especial para apoiar nossos piscicultores”, explicou.
A piscicultora Joana Carvalho, que atua na região metropolitana de Manaus, destaca que esta é a primeira vez que participa da iniciativa após ter realizado cursos e visitas técnicas promovidos pela ADS, as quais aprimoraram sua produção. Durante o evento, Joana irá comercializar mais de uma tonelada de peixes.
“Espero que possamos realizar uma boa comercialização do nosso pescado. Temos trabalhado arduamente e agora com essa tabela de preços definida, certamente conseguiremos vender bastante. Convido todos a virem às feiras e participarem do Feirão do Pescado; é uma edição especial que a ADS está trazendo para a população”, compartilhou Joana, sobre sua expectativa.