Aproximadamente 170 famílias das comunidades São Sebastião do Curumitá, Boa Vista, Santa Rosa, São José do Pente, Tachi e Estirão do Curumitá, do município de Alvarães (distante 531 quilômetros de Manaus), foram beneficiadas com 3,5 toneladas de alimentos.
A ação, com apoio logístico do Comando Militar da Amazônia (CMA), aconteceu no último domingo (8). Alvarães é uma das 42 cidades a declararem Estado de Emergência por conta da seca, segundo o mais recente Boletim Estiagem, divulgado pelo Governo do Amazonas.
Segundo o boletim, o Amazonas tem 273 mil pessoas afetadas até o momento, configurando 68 mil famílias. No último boletim, eram 266 mil pessoas afetadas. Houve aumento também no número de famílias prejudicadas com a estiagem, subindo de 66 mil para 68 mil.
Segundo o CMA, Alvarães é o foco da iniciativa no primeiro momento e as comunidades beneficiadas são ribeirinhas, ou seja, dependem mais diretamente dos rios. A coordenação da operação é do Governo Federal, que esteve em Manaus na última quarta-feira (4), junto ao Governo do Amazonas, das prefeituras locais e da Defesa Civil.
“Trata-se de uma força-tarefa para enfrentar a mais severa estiagem já registrada na história da Amazônia Ocidental, uma demonstração do comprometimento do Exército Brasileiro, com mão amiga, para assistência às populações em vulnerabilidade na região”, declara o Comando Militar.
*Com informações da assessoria