A Prefeitura de Manaus, em parceria com várias secretarias e com a Câmara Municipal, entregou cerca de 25 mil mudas de pitaya para cerca de 30 agricultores familiares no primeiro semestre deste ano. O objetivo da ação é fortalecer a agricultura familiar nos polos agrícolas da cidade e garantir um escoamento ordenado da produção, gerando empregos e renda. As comunidades Rio Branquinho, São Francisco do Caramuri e produtores da AM-010 receberam treinamentos e mudas. A Semacc ainda pretende apoiar mais 15 produtores até junho e atender 100 produtores agrícolas até dezembro, para colocar Manaus no circuito nacional de distribuição de pitaya.
Leia mais: Prefeitura incentiva agricultura familiar na zona rural de Manaus
Segundo Wanderson Costa, titular da Semacc, a cultura da pitaya em Manaus está ganhando reconhecimento nacional e a meta da secretaria é fortalecer ainda mais a produção. A iniciativa também contribui para o associativismo e cooperativismo, uma vez que o público beneficiado são organizações sociais rurais. O projeto é um arranjo produtivo que tem o objetivo de comprar a produção dos agricultores dos polos agrícolas, o que pode gerar expectativas de atender até o mercado internacional.
O agricultor Manoel Graça, da comunidade Rio Branquinho, agradeceu aos técnicos da Semacc pelo treinamento e pela oportunidade de plantar pitaya. Ele destacou a importância do projeto para melhorar a produção e promover o desenvolvimento da região, afirmando que em breve a comunidade será conhecida como “ramal da pitaya”.
Edição: Hector M S Silva