O Programa Formando Cidadão (PFC), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), instituiu um novo projeto para adolescentes, que estão em situação de vulnerabilidade social, tenham a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Até o momento, cinco alunos do PFC foram aprovados para a vaga de ‘menor aprendiz’, em grandes empresas que atuam no estado.
A oportunidade surgiu após uma parceria do PFC com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). A federação tem dado apoio ao projeto, realizando o trabalho de intermediação com empresas que se interessem em abrir espaço para estes jovens.
A coordenadora do PFC, major PM Clesia Franciane de Oliveira, enfatiza que o programa exerce atividade de cunho social e alcança jovens com idades entre 12 e 17 anos. O intuito é formar cidadãos com noções de cidadania e proporcionar a participação em cursos profissionalizantes, para garantir um futuro promissor.
“Nós já enviamos dez menores para o processo de seleção. Destes, cinco já estão contratados e vão ter a oportunidade de trabalhar numa grande multinacional. E queremos convidar os pais a conhecerem o programa Formando Cidadão e a matricularem os seus filhos. Nós trabalhamos no contraturno escolar”, destacou a major.
O apoiador do projeto e coordenador de Segurança Pública da Fieam, Orlando Auzier, ressaltou a importância e a transformação que os resultados do projeto podem trazer para a realidade e futuro dos participantes.
“A gente entende que trabalhar o lado social é importante para resultados positivos nos índices de segurança pública aqui no Amazonas. A gente precisa abrir o ecossistema das indústrias para essas crianças para, assim, ela ter critérios vocacionais e decisão no mercado de trabalho de uma carreira dentro das indústrias, fazendo a transformação da realidade dessa criança”, relatou o coordenador.
Um novo passo
Aluno do PFC desde os 12 anos e recém-aprovado no processo de seleção em uma empresa multinacional, Matheus Henrique, de 16 anos, relata sobre as atividades educativas militares que o ajudaram e instruiu a se posicionar não somente na escola, mas também na sociedade.
“Queria agradecer ao Formando Cidadão, que me deu essa grande oportunidade. E a minha família também fica muito agradecida. Ao apoio que o PFC, durante esses quatro anos, deu à minha família. Queria agradecer todo apoio ao meu desenvolvimento como pessoa e como um jovem aprendiz” relatou Matheus Henrique.
O PFC
O Programa Formando Cidadão (PFC) foi implantado dentro da estrutura de promoção social da Polícia Militar do Amazonas, em 3 dezembro de 1997 e, desde então, vem contribuindo direta e indiretamente no ensino-aprendizado de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como na inclusão de seus familiares.
Desde a sua fundação, tem levado cerca de 14 mil jovens entre 12 e 17 anos, a trilharem caminhos com perspectiva de futuro, interessados em absorver os ensinamentos do programa, que prioriza as práticas de esportes, reforço escolar e cidadania, a valorização da família e da vida sadia de acordo com a disciplina militar, principal fonte de inspiração das propostas repassadas pelos instrutores.
Para ingressar no Programa Formando Cidadão, o adolescente deverá ter entre 12 e 17 anos, e está devidamente matriculado em qualquer rede de ensino.
A sede organizacional do PFC, situa-se no Comando de Policiamento da Área Norte (CPA Norte), localizado no bairro Cidade Nova, zona norte, e conta com oito unidades entre capital e interior.