AMAZONAS – O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), assinou, nesta sexta-feira (19/04), o Termo de Contrato de quatro empresas moveleiras que irão fornecer móveis para o Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove). Na ocasião, também foram entregues cinco aeradores do tipo 1,5 cv monofásico para o piscicultor Marcos Morais da Silva. A solenidade ocorreu no Ginásio Luiz Jorge Ferrari, em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus).
Por meio do programa Promove, a cidade irá receber a cota no valor de mais de R$ 200 mil. Com a iniciativa, cerca de 24 empregos de forma direta e 120 empregos de forma indireta serão gerados na cidade em 2024.
“O programa Promove, em 2024, beneficiará quatro empresas moveleiras da cidade de Novo Airão. Destas, uma receberá credenciamento pela primeira vez, duas serão reintegradas após uma ausência prolongada e uma quarta, que já havia sido incluída no programa no ano passado, será novamente contemplada”, ressaltou a diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga.
As empresas irão fornecer quadro branco, quadro de aviso, armário duas portas, conjunto professor, armário 12 portas, conjunto mesa de refeitório e mesa de escritório.
“Quero expressar minha sincera gratidão ao governador, à ADS e à Seduc por nos proporcionarem essa valiosa oportunidade para o município de Novo Airão. A geração de empregos e renda para os moveleiros locais, bem como suas famílias e todos os envolvidos nesse setor, é um passo significativo para o desenvolvimento da nossa comunidade”, destacou o moveleiro Naldo Costa.
Por meio do edital aberto de Doação Onerosa de Aeradores, disponível no site da ADS (www.ads.am.gov.br), o piscicultor Marcos Morais da Silva realizou, pela segunda vez, a aquisição de aeradores. O equipamento foi entregue hoje pelo Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, durante a solenidade. Na ocasião, o governador falou sobre a importância das entregas.
“Agradeço à ADS e ao Governo do Estado por proporcionarem esse benefício para nós. Isso torna muito mais fácil a criação de peixes, pois sem oxigênio, os peixes morrem rapidamente. Portanto, expresso minha profunda gratidão ao governo estadual por esse motivo”, agradeceu o piscicultor Marcos Morais.
“Mais uma vez o nosso governo está vindo para fazer entregas, e entregas que definitivamente mudam a vida das pessoas. Entregas que tiram as pessoas da incerteza, tiram da dúvida. Entregas que melhoram a qualidade de vida das pessoas que moram aqui. Entregas que não voltam mais atrás. Entregas que vão dar tranquilidade. É isso que o nosso governo está fazendo”,
Aerador
O aerador é um equipamento responsável por incorporar oxigênio na água e superar a barreira da temperatura. Ele está sendo disponibilizado aos piscicultores do Amazonas a preços subsidiados em até 80%.
“Interessados em adquirir o equipamento em 2024 e que residem na capital ou na região metropolitana de Manaus podem trazer a documentação necessária diretamente à sede da ADS. Nos demais municípios, a entrega pode ser realizada nas Unidades Locais do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam)”, explicou a diretora técnica da ADS.
Promove
Em 2024, foram credenciados 48 interessados no Promove, entre associações e cooperativas, abrangendo 20 municípios do Amazonas. O valor total do investimento é de R$ 8,1 milhões, destinado à confecção de móveis escolares.
“Através do Programa Promove, o Governo do Amazonas fortalece a cadeia produtiva dos moveleiros no estado, aperfeiçoa a qualidade da educação no Amazonas, beneficiando estudantes e profissionais da educação. Além disso, o programa contribui para a geração de emprego e renda na região”, enfatizou a diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga.
Novo Airão
Além dos moveleiros e piscicultores, o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), também beneficia 40 feirantes através da Feira de Produtos Regionais. A feira ocorre toda sexta-feira, das 05h às 11h, na Av. Ajuricaba, s/n, Bairro Nova Esperança. Em 2021, a cidade foi contemplada com um kit feira composto por duas tendas 10×10, 50 mesas, 50 cadeiras, dois expositores de pescado e uma faixa. Além disso, produtores rurais de duas associações do município foram credenciados no Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) em 2024.