MANAUS – Os internautas de Manaus estão nas redes sociais neste sábado reclamando de instabilidade na internet. TIM, Vivo e OI são os alvos da vez.
A Vivo informa que há uma “degradação de sinal”, mas que vai resolver o problema até às 18h. A TIM e VIVO nada informaram sobre sua internet.
Leia mais: Jornal Vanguarda do Norte — 16 de Fevereiro, 2024
Os problemas começaram por volta das 11h, e seguem atrapalhando a vida de quem tenta acessar sites, contas, serviços de televisão e qualquer coisa que dependa de internt.
Destaque
A startup manauara AeroRiver (barco voador, na tradução do inglês) chama atenção internacionalmente a partir da participação no Web Summit Lisboa, principal evento de tecnologia e inovação do mundo. O motivo é o Volitan, barco adaptado às condições operacionais do território amazônico que pode sair de cinco a dez metros do chão.
O diretor-técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Bruno Quick, apresentou a iniciativa no Pavilhão Brasil junto ao programa Inova Amazônia, que inclui projetos de bioeconomia que trabalham com alimentos, cosméticos, energia verde, biotecnologia, bioplástico, costrução, agricultura, ecoturismo, química e biomateriais, indústria de moda e logística, entre outras.
“A região amazônica é gigantesca, só que não tem estradas que conectam as cidades, o transporte aéreo é muito caro e a maioria das cidades não têm aeroportos. Então a solução que sobra para a população se locomover são os barcos”, explica Lucas Guimarães, diretor-executivo da startup.
Funcionamento
O Volitan, que está sendo projetado, terá 18 metros e a capacidade de transporte de dez passageiros ou o equivalente a uma tonelada em carga, com foco em superar as barreiras logísticas da Amazônia com sustentabilidade. A velocidade de cruzeiro é de 150 km/h, o que é três vezes superior às lanchas mais velozes no mercado. Ele pode percorrer até 450 km sem reabastecer.