Manaus (AM) – Pela primeira vez, guardas municipais da Prefeitura de Manaus realizarão o curso de “Técnicas Operacionais”, ministrado por profissionais da Academia Nacional da Polícia Federal. A convite, foram quatro vagas disponibilizadas pela Superintendência do Amazonas.
Por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), a Prefeitura realizou essa cooperação técnica com objetivo de estabelecer o aprimoramento técnico dos guardas da instituição.
Leia mais: Estelionatário é preso após fazer vítimas com venda de veículos nas redes sociais em Manaus
Eles terão acesso à formação reconhecida pelas principais forças de segurança do país, que oferece técnicas e estratégias no campo das relações humanas e interculturais.
“Esse curso possui um grau de excelência que tem se firmado ao longo dos anos, visto que várias instituições de Segurança Pública já se envolveram e constataram sua importância no dia a dia das atividades da área”, disse o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Fontes.
Formação
Com aulas teóricas e práticas, o curso tem como objetivo o repasse de técnicas para o desenvolvimento e atualização de conhecimentos e habilidades relacionadas à direção de veículos adequadas à ação policial. A grade curricular abrange tanto on road (na estrada) quanto off-road (fora da estrada), além de direção ostensiva, defensiva e evasiva, trajeto em comboio e operação de guincho.
“A nossa formação na guarda é contínua e, com o curso, somos capacitados sobre questões relacionadas a toda nossa abordagem em carro com viatura, viatura ostensiva, algemação, dentre outros ensinamentos, que nós poderemos depois repassar para os agentes”, destacou o instrutor da Guarda Municipal, Daniel Souza.
Voltado para forças de segurança que necessitem desenvolver ou revisar conhecimentos e habilidades na execução de técnicas operacionais básicas adequadas à ação e contando com disciplinas sobre dispositivo policial; noções de técnicas de abordagem; deslocamento em ambiente urbano e noções de sobrevivência, o curso, em período integral, terá duração de uma semana.