AMAZONAS – O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) foi acionado, ontem (25/09), através de denúncias feitas por passageiros do voo Manaus-Carauari (a 788 quilômetros da capital).
O caso ocorreu após os passageiros do voo terem sido informado pela tripulação de que a aeronave estaria com pane elétrica e teria de retornar a Manaus.
A aeronave retornou e os passageiros desembarcaram e ficaram aguardando uma solução da companhia. Contudo, a equipe de fiscalização do Procon-AM foi acionada por um grupo de passageiros, que relataram não estarem recebendo apoio, entre eles passageiros idosos e deficientes.
DENÚNCIAS
Porém, a empresa não teria fornecido alimentação para os 32 passageiros que se encontravam no aeroporto na hora que a equipe do Procon-AM chegou, e não havia oferecido acomodação em hotel e solução de opção de voo e data com destino a Carauari.
Leia mais: Geladeira explode e deixa duas pessoas gravemente feridas em Manaus
A equipe de fiscalização autuou a empresa por violar os direitos do consumidor, por não oferecer alimentação, acomodação e solução de voo.
Após o auto, a empresa disponibilizou um voo extra, além de alimentação aos passageiros e encaminhou todos para serem acomodados em um Hotel na noite de ontem (25/09).
“Ao chegar ao Aeroporto, encontramos um grupo de pessoas com seus pertences e sem atendimento devido, entre eles muitos idosos e também deficientes. Constatamos que a empresa não havia fornecido alimentação e acomodação para os passageiros, o que viola o direito do consumidor.”
“A empresa então encaminhou todos os passageiros para um hotel, com alimentação, além disso, garantimos a confirmação do voo para esta terça-feira (26/09) com destino a Carauari”, afirma o chefe de fiscalização do Procon, Pedro Malta.
Ainda assim, o Procon-AM informa que todas as medidas foram tomadas para garantir o direito do consumidor, assegurada pela resolução 400/2016 da ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil), em casos de cancelamento ou atraso de voo.
A empresa ainda não se manifestou sobre a ocorrência.