Durante o ano de 2025, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Gerência de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua (GPPSR), atendeu 993 pessoas em situação de rua, em Manaus, com ações dedicadas à promoção de direitos, inclusão social e acesso a serviços essenciais. O número representa um aumento de 41,8% em relação aos atendimentos realizados em 2024, quando contabilizou 700 pessoas.
Segundo o gerente da GPPSR, Geovanne Amorim, as ações são realizadas durante todo o ano, assegurando direitos, acolhimento e dignidade a essa população. “O encerramento do ano foi marcado pela ação solidária ‘Baile do Encanto 2025’, com serviços, alimentação, doações e atividades culturais para a população em situação de rua. Foi o terceiro baile onde levamos um pouco de dignidade, mas principalmente acolhimento ao público que esteve presente”, ressaltou o gerente.
Entre janeiro e dezembro, foram realizadas ações diretas, que incluíram palestras, rodas de conversa, abordagens sociais, ações solidárias, acompanhamentos individuais e atividades intersetoriais. As iniciativas abordaram temas como saúde mental, prevenção ao suicídio, enfrentamento à violência, uso de substâncias psicoativas, saúde do homem, além de ações comemorativas e de fortalecimento de vínculos sociais.
A Gerência, em parceria com outros órgãos públicos, também atua na garantia de cidadania. Ao longo de 2025, foram realizados aproximadamente 700 encaminhamentos para emissão de documentação civil, como segunda via de certidões de nascimento e casamento, além da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Em conjunto com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), a GPPSR atua em demais ações voltadas para a população em situação de rua, por meio da realização de palestras, rodas de conversa, atividades educativas, de sensibilização, capacitação, além de ações de saúde e cidadania. As organizações podem solicitar apoio da GPPSR, via protocolo da Sejusc ou pelo número corporativo da Gerência: (92) 98470-2941.
Abrigos e parcerias
Em casos de retirada e acolhimento desse público para abrigos, o serviço é realizado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), conforme a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.
Geovanne ressalta que nessas situações a Sejusc atua como articuladora. “Fazemos um trabalho em conjunto com a Semasc, que dispõe de equipes especializadas para abordagens sociais, busca ativa, verificação documental, cadastramento para acesso a serviços e benefícios, além de encaminhamentos para acolhimento temporário, quando necessário”, explicou.
Demandas que chegam diretamente a Sejusc, são encaminhadas ao Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua, sendo a porta de entrada para os serviços de acolhimento, conforme a disponibilidade de vagas e o perfil do usuário.
A Gerência fica localizada no Shopping Parque 10 Mall, na avenida Tancredo Neves, bairro Parque 10, com atendimento das 8h às 17h.

