Manaus (AM) – A chuva na madrugada deste sábado (11) causou o deslizamento de um barranco e residências foram invadidas por uma enxurrada de lama na Rua Frei Ciro, Comunidade Monte Cristo, bairro Monte das Oliveiras, na Zona Norte de Manaus. Segundo a Prefeitura de Manaus e a Defesa Civil, há risco de novos deslizamentos.
Ao portal Vanguarda do Norte, o diretor de Operações da Defesa Civil, José Mendes, explicou as ações tomadas pelos órgãos públicos para apoiar os moradores da localidade que foram atingidos pelo deslizamento.
“Estamos aqui desde às 9h da manhã acompanhando esse deslizamento e dando apoio à todas essas famílias por determinação do prefeito David Almeida. Precisamos dar a resposta imediata. Só foram 30 minutos de chuva, porém, redes de tubulações de outras casas estão jogando água para aquela erosão e causando todo esse dano. A enxurrada veio forte, trouxe lama e entrou em residências. Tiramos nove famílias da situação de risco. A nossa maior preocupação são com as próximas chuvas e já estamos procurando uma chácara ou escola para retirar as famílias e colocar em um lugar seguro”, disse o diretor.
De acordo com moradores do local, um dos barrancos cedeu e fez com que algumas ruas do bairro ficassem cobertas de lama.
O deslizamento ocorreu após a chuva que caiu no local na madrugada deste sábado (11). Moradores afirmam que a locomoção pela rua tem sido feita com dificuldades. A lama alcança o joelho de quem se arrisca pela via na tentativa de retirar os seus pertences.
Por meio de nota, a Prefeitura de Manaus informou que, logo nas primeiras horas, as equipes da Defesa Civil se deslocaram até o local para verificar a situação e constatou a grande erosão é o motivo da enxurrada, que afetou residências e arredores.
Cerca de nove famílias foram cadastradas e encaminhadas para a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMASC), tendo em vista que o local apresenta riscos de novos deslizamentos.
A Prefeitura de Manaus informou que a área é identificada como uma das 1.600 mapeadas pela Defesa Civil de Manaus e já foi encaminhada para que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) avalie a erosão e, caso seja possível, faça a recuperação no local.