O Governo do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) promove, na segunda-feira (31/3), às 9h, a aula inaugural do projeto Mulheres Mil 2025. O evento acontece no auditório da sede do Cetam, localizada na avenida Pedro Teixeira, 2.354, Dom Pedro I.
A iniciativa do Governo Federal, que teve início em 2017, em parceria com os estados, tem por objetivo proporcionar qualificação profissional e acesso a oportunidades de emprego para mulheres em situação de vulnerabilidade, a iniciativa visa fortalecer a inclusão social e econômica, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.
A aula inaugural vai apresentar o projeto à sociedade e na ocasião serão entregues os kits estudantis.
As aulas já iniciam no dia 1º de abril e serão finalizadas no dia 30 de maio. Neste ano, serão oferecidos 13 cursos de qualificação profissional e o Cetam tem expectativa de formar 466 mulheres nessa primeira etapa. O projeto marca um passo importante na capacitação e empoderamento feminino no estado.
Cursos novos
Em 2025, o Cetam está ofertando 13 cursos, com duas novidades. O curso de Apicultor, que será realizado no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), e Confeccionador de Bijuterias.
Além disso, as alunas serão acompanhadas por assistentes sociais e psicoterapeutas, durante todo o aprendizado.
“Ao oferecer qualificação profissional e apoiar o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho, o Mulheres Mil representa uma oportunidade transformadora, não apenas para as participantes, mas para o futuro de comunidades”, destacou o diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque.
Parcerias
O Cetam conta com a parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e de 11 institutos e associações para realizar o programa.
Sucesso em 2024
Durante o ano de 2024, com 48 turmas de Qualificação Profissional, o programa capacitou 1.205 mulheres.
A iniciativa contou com o apoio de 34 institutos e instituições parceiras, consolidando-se como uma importante ferramenta de transformação social.
Empoderando mulheres
O Programa Mulheres Mil não é apenas a oferta de um curso profissionalizante, mas um caminho para o empoderamento feminino, para a superação da violência e para a equidade de gênero.
O programa atende, prioritariamente, mulheres a partir de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social e econômica, incluindo vítimas de violência, chefes de família, migrantes, indígenas, quilombolas e outras mulheres historicamente excluídas da educação e do mercado de trabalho.
O Cetam participa do Programa Mulheres Mil desde o seu início em 2017. E nesse período, muitas conseguiram entrar no mercado de trabalho, abrir seus próprios negócios e, acima de tudo, conquistar independência financeira e autoconfiança.