Como parte da preparação para o 10⁰ Simulado de Emergência de Gás Natural, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) realizou atividade de sensibilização da população do entorno do local onde ocorrerá o treinamento. O simulado será realizado no dia 28 de agosto, das 9h às 11h, na avenida Autaz Mirim, Distrito Industrial 1, zona leste de Manaus.
O exercício simulado da Companhia tem por objetivo aprimorar os procedimentos operacionais de segurança da rede de distribuição de gás natural (RDGN), por meio da avaliação da eficiência no atendimento de uma emergência real.
Morador há 25 anos do bairro, o proprietário do restaurante Coqueirinho, Lucivan dos Santos, destacou a iniciativa da Companhia, uma vez que evita impacto na rotina dos moradores da localidade. “Isso é importante porque dá para as pessoas se programarem”, comenta o empresário, o qual destacou ainda a escolha acertada no horário do treinamento, pois, segundo ele, das 6h às 7h30 da manhã, o trânsito geralmente é bastante congestionado nas ruas da área.
Atendente de um café regional, Jhemerson Borges, também elogiou a atitude da Cigás de informar sobre o simulado. “Demonstra para a população a preocupação de que cada vez estão procurando melhorar para que não aconteça nenhum dano”, afirmou.
O simulado será baseado em uma situação hipotética de dano à rede de distribuição de gás natural por ações de terceiros, sem a devida autorização, que acarretará o acionamento de equipe da Cigás e de órgãos parceiros que atuarão de maneira integrada.
Com base nisso, será possível avaliar o funcionamento do Plano de Atendimento à Emergência (PAE) e do Plano de Ação de Contingência (PAC) da Companhia. Hoje, o sistema de distribuição de gás natural já alcança 298 quilômetros de extensão, proporcionando o atendimento de mais de 20 mil unidades consumidoras (UC’s) contratadas dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação.
Para a realização do exercício, a Cigás conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM), Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), Polícia Militar, Defesa Civil estadual, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Participam como convidados a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e Águas de Manaus.