AMAZONAS – “Somente a Educação é capaz de transformar o futuro da nossa nação”. A frase é da presidente do Grupo Literatus, referência em Ensino Técnico na Região Norte, e atual presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe), Elaine de Souza Saldanha, que, ao longo de mais de 30 anos dedicados à educação, vem contribuindo para o cenário educacional de Manaus. Ela é a segunda personagem da nossa série especial do mês que marca o Dia da Mulher.
Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Nilton Lins e pós-graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Elaine Saldanha acumula uma expertise em gestão empresarial que a tem destacado como gestora na educação .
Sua jornada na gestão escolar teve início em 1991. Ela é mantenedora do Centro de Ensino Literatus, uma instituição que, em 33 anos, já formou mais de 40 mil novos profissionais. Seu currículo agrega ainda cargos na Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), que tem mais de 40 mil escolas associadas, e no Conselho Municipal de Educação.
Na vida pessoal, é espiritualizada e acredita no poder do autoconhecimento como chave para o sucesso. “A verdadeira sabedoria está em compreender que sempre há mais a aprender, mesmo nos momentos em que acreditamos já saber o suficiente”, pontua.
Ensino Técnico
Sob condução de Elaine Saldanha, o Centro de Ensino Literatus se tornou referência em ensino técnico em Manaus, com uma história de compromisso com a excelência educacional e o desenvolvimento da sociedade amazonense.
Fundada em 11 de março de 1991, a instituição iniciou suas atividades atendendo desde berçário até o Ensino Fundamental e Médio. Com o passar dos anos, expandiu sua atuação para a área da Educação Profissional.
“Com uma equipe dedicada e uma visão de futuro, o Centro de Ensino Literatus desempenha um papel importante na formação de profissionais qualificados e cidadãos conscientes, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da sociedade amazonense”, pontua Elaine Saldanha.
Atualmente, o Centro de Ensino Literatus oferece uma ampla gama de programas educacionais, incluindo Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Capacitação Profissional, Literatus Digital e Soluções para Empresas. Seu compromisso com a qualidade de ensino reflete-se em sua completa estrutura, com laboratórios equipados, salas de aula com recursos audiovisuais e uma biblioteca atualizada.
Leia mais: Torres marca de falta, Amazonas vence Maringá e avança na Copa do Brasil
O Centro de Ensino Literatus continua a expandir suas ofertas educacionais, agora também com cursos técnicos e livres na modalidade EaD, com opções a partir de R$ 179,99. São mais de 60 opções disponíveis nas áreas de saúde, informática, gestão e negócios, nas quais os alunos podem aprimorar seus conhecimentos e habilidades de forma conveniente e flexível.
Educação Privada
No fim do ano passado, Elaine Saldanha assumiu a presidência do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe) para o biênio 2024/2025.
Esta é a quarta vez que ela é eleita para dirigir a instituição que agrega 108 escolas do Estado dedicadas ao ensino infantil, fundamental e médio, além da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
“Assumir mais uma vez a Presidência do Sinepe-AM continua sendo um grande desafio. Mais do que nunca, precisamos apoiar as escolas, da Educação Infantil ao Ensino Superior, pois todas dependem da ação proativa do Sindicato com foco nas questões coletivas e não em interesses pessoais ou individuais”, afirma.
O último mandato na presidência do Sinepe de Elaine Saldanha ocorreu no biênio 2020/2021, quando foi reeleita para o cargo em assembleia dos associados. Foi durante sua gestão que o sindicato conquistou sede própria. Ela tem entre suas principais preocupações o desenvolvimento profissional de educadores e gestores, apostando na troca de experiências com profissionais de outras cidades.
“A preparação de alunos para assumirem carreiras que ainda não existem, a necessidade cada vez maior do uso de tecnologias e o preparo de profissionais da Educação para a Docência também tem sido demandas desafiadoras. A procura por cursos superiores em Licenciatura ou formação pedagógica teve queda substancial. Há preocupação e comprometimento, de nossa parte, com a qualidade dessa formação”, destaca.
Na avaliação da presidente, o Sinepe-AM conquistou credibilidade por estar atento às várias demandas como, por exemplo, soluções para o atendimento adequado e responsável da Lei da Inclusão, onde todos possam ter um Ensino de qualidade e para que o professor tenha conhecimento e apoio nas suas mais diversas necessidades.