Manaus (AM) – O artesão Janderson da Silva Pereira, de 23 anos, que está desaparecido há 16 dias, foi visto pela última vez pelos familiares no dia 18 de março deste ano, quando foi contratado para guiar servidores da Prefeitura de Barcelos até a comunidade Terra Nova, no interior do Amazonas (a 399 quilômetros de Manaus).
De acordo com Katiucia Colares, esposa do desaparecido, na noite do dia 18 o esposo da secretária de esporte da Prefeitura de Barcelos foi até a residência deles contratar os serviços de Janderson para que ele guiasse a equipe até à comunidade Terra Nova, onde estava sendo realizado um festejo cultural.
“Ele veio atrás de uma pessoa que conhecesse o rio e meu marido desde criança faz essa viagem entre Barcelos e Rio Unini. A comunidade que ele estava precisando ir, esse rapaz, marido da secretária, era a Terra Nova, onde estava ocorrendo um festejo. Segundo ele, tinha dado um problema no som e precisava ir lá consertar”,
explicou Katiucia Colares.
Conforme a esposa de Janderson, no dia seguinte, 19 de março, a equipe que contratou Janderson, retornou sem ele e que ao chegarem em Barcelos apenas procuraram o prefeito do município para informar que o artesão teria levado um tiro na cabeça, disparado por homens vestidos com uniformes de policiais e que também teriam levado a vítima.
Ainda conforme Colares, desde o ocorrido os responsáveis por contratar os serviços de Janderson não entraram em contato com a família, que ficou sabendo do possível crime por meio de terceiras pessoas.
“Até hoje as pessoas que o contrataram não vieram me falar nada. Eles chegaram na cidade, procuraram o prefeito para dar a notícia que meu marido tinha levado um tiro na cabeça e em nenhum momento vieram aqui em casa. Na verdade, eu só sei pela boca dos outros”,
disse Colares.
Segundo a esposa do desaparecido, entre as alegações apresentadas sobre o desaparecimento é que a secretária de esporte teria pedido para os supostos autores levassem o homem para uma unidade hospitalar e que também teria se oferecido para acompanhá-lo, no entanto os suspeitos não permitiram e levaram apenas o artesão.
LEIA TAMBÉM: Pais e alunos se apavoram com mensagens de massacre em escola na Zona Norte de Manaus
O Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado pela família ainda no dia 19 de março na 75ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Barcelos, mas até o momento não há informações sobre o paradeiro de Janderson.
O Vanguarda do Norte entrou em contato com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que em resposta informou que, para obter informações sobre o caso, era necessário entrar em contato com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), que até a publicação dessa matéria não respondeu o veículo.
No entanto, enquanto não obteve a resposta da força de segurança pública sobre o caso, a família de Janderson, desesperada, está divulgando a foto dele como desaparecido pelas redes sociais em buscas de respostas do ocorrido e pede justiça pelo homem, caso seja encontrado sem vida.