Em reta final de preparação para a 46ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar realizou, nesta sexta-feira (05/07), um congresso técnico de alinhamento para a competição. Com organização do Núcleo de Desporto Escolar (NDE) da Secretaria de Educação, o encontro reuniu coordenadores esportivos, professores e técnicos para a explicação de como funcionarão as 19 modalidades esportivas em disputa nesta edição da competição.
Marcado para acontecer entre os dias 17 e 27 de julho, o JEAs contará com a participação de mais de 5,4 mil alunos das redes estadual, municipal, federal e privada de ensino. Desses, 4,3 mil são estudantes da rede estadual; 207 da rede municipal; 733 de instituições particulares; e 127 da rede federal. A abertura oficial está confirmada para o dia 17, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, zona centro-sul de Manaus.
A competição também conta com presença expressiva do interior: 1,7 mil alunos de 42 municípios amazonenses estarão na capital para participar dos jogos. Para o coordenador do NDE e coordenador geral do JEAs, Joniferson Vieira, o congresso representa o início oficial de mais uma grande celebração do desporto escolar no estado.
“O JEAs é o grande movimento de demonstração de compromisso com o desporto escolar amazonense. O esporte muda vidas, e é isso que buscamos fomentar. Queremos que eles aprendam lições valiosas, do trabalho em equipe, da disciplina, do foco e do comprometimento”, ressaltou Joniferson.
O primeiro boletim esportivo do JEAs 2025 será divulgado no próximo dia 15 de julho. O documento trará os confrontos definidos para cada dia da competição, além de informações como chaveamentos, regulamento e expectativas gerais das disputas. O congresso técnico também foi transmitido ao vivo para todo o estado por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), no YouTube. O conteúdo segue disponível na íntegra, por meio do link: https://bit.ly/CongressoTecnico_JEAs.

Competições nacionais
De acordo com o professor Auricélio Andrade, integrante do NDE e presidente da Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade), os Jogos Escolares do Amazonas representam uma etapa fundamental também no calendário esportivo a nível nacional.
“O JEAs também é classificatório para as principais competições escolares do Brasil. Para os alunos entre 12 a 14 anos, o JEAs funciona enquanto seletiva para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). Já para os alunos entre 15 e 17 anos, o JEAs classifica para os Jogos da Juventude”, destacou Auricélio.
Os Jogos da Juventude acontecem durante o mês de setembro, em Brasília (DF). Já o JEBs acontece no mês de outubro, em Uberlândia (MG).
Logística estadual e inclusão
Com a representação de 42 municípios, o JEAs 2025 mobiliza toda a estrutura logística da Secretaria de Educação para garantir a realização da competição. A rede estadual organiza as praças esportivas, o transporte dos atletas, hospedagem, alimentação, suporte médico e demais responsabilidades relacionadas à permanência dos estudantes na capital. Neste ano, 23 praças esportivas de Manaus estarão disponíveis para as disputas do JEAs. Todas elas contarão com a presença de fisioterapeutas durante as competições.
O processo das seletivas para a atual edição do JEAs também envolveu grande mobilização. Somente nas etapas classificatórias realizadas no interior, cerca de 5,4 mil alunos competiram em sete cidades polo, resultando nos 1,7 mil classificados. Em Nova Olinda do Norte (distante 135 quilômetros de Manaus), uma das sedes, o professor Ronilson Duarte, que esteve presente no congresso técnico desta sexta-feira, destacou o envolvimento dos estudantes e das equipes escolares.
“Mais de 1 mil alunos estiveram no município durante as seletivas. Nós vimos de perto o empenho desses estudantes para participar do JEAs. E hoje, estou aqui para me municiar das principais informações dos jogos. Dessa maneira, eles (atletas) se concentram apenas em competir”, pontuou Ronilson.
No dia 26 de julho, também será realizada a 3ª edição das Paralimpíadas Escolares do Amazonas (Parajea’s), dentro da programação do JEAs. O evento funcionará como seletiva estadual para competições nacionais específicas do paradesporto escolar. Mais de 120 paratletas participarão das atividades destinadas aos alunos com deficiência.