Manaus (AM) – O Consulado Japonês, representado pela Consulesa Reiko Nakamura, realizou nesta quinta-feira (23), uma visita à Base Fluvial Arpão, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que fica localizada às margens do município de Coari (A 363 quilômetros de Manaus). O objetivo foi conhecer o modelo inédito de atuação realizado pelos agentes na unidade fluvial.
O major da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Aldivan Junior, que está como comandante da Base Arpão neste mês de março, destacou que a visita foi positiva. Durante o encontro, foi possível explanar a importância da atuação da unidade para o sistema de segurança do Amazonas, sendo este um projeto inédito de combate à criminalidade e que gerou resultados extremamente positivos.
Leia também: Em menos de 24 horas, ações da Base Arpão resultam em mais de R$ 2 milhões de danos ao crime no AM
“Durante a visita foi repassado à importância da Base Arpão, tanto na questão de combate ao narcotráfico, pirataria de rio, como nos crimes ambientais. Reforçamos que a base trouxe às comunidades ribeirinhas a sensação de segurança de volta. A própria consulesa fez contato com os ribeirinhos que foram abordados na presença dela.” informou o major.
A consulesa presenciou o modelo operacional dos agentes com abordagens realizadas a embarcações com a utilização dos cães policiais, que farejam a presença de materiais ilícitos, garantindo rigidez, principalmente, no combate ao tráfico de drogas na região, além de trocar experiências benéficas para o sistema de segurança.
Base Arpão
Coordenada pela SSP-AM, sob o comando do general Carlos Alberto Mansur, a Base Arpão, inaugurada em 2020, é uma unidade que tem atuação integrada de efetivos das Polícias Civil (PCAM) e Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Perícia Criminal, Força Nacional e Marinha do Brasil.
As ações deflagradas por agentes da Base Arpão também fazem parte da operação Fronteira Mais Segura/Hórus, coordenada pela SSP-AM, que acontecem, simultaneamente, em outros municípios do estado.