O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e a Prefeitura de Nhamundá (a 383 quilômetros de Manaus) assinaram, na quarta-feira (21/01), um Termo de Cooperação Técnica e um Plano de Trabalho visando a implantação de uma base da corporação no município.
A reunião ocorreu no comando-geral do CBMAM, localizado no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. O objetivo é a implantação de um Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP), que será instalado em parceria com a Prefeitura.
A Prefeitura de Nhamundá foi representada pelo secretário de Meio Ambiente, João Paulo Fonseca. O CBMAM foi representado pelo Chefe do Estado-Maior, Coronel Alexandre Gama, e pelo coordenador do programa GCIP, Tenente-Coronel Cristiano Braz Ferreira.
O GCIP é uma ação integrada entre os governos Federal, Estadual e Municipais, por meio de convênios. O investimento é no valor de R$ 21 milhões, via Ministério da Justiça e Segurança Pública. A iniciativa contempla o investimento em viaturas, equipamentos, capacitação de brigadistas e efetivo para comandar os Grupamentos fazem parte do investimento do projeto.


Expansão
Em 2025, CBMAM dobrou o número de cidades com bases permanentes, saindo de 11 para 22 municípios. Os 11 municípios receberam uma viatura Auto Tanque Florestal (ATF), com capacidade para 10 mil litros de água, equipamentos e a transferência de militares.
Os grupamentos são coordenados por militares da corporação, com apoio de brigadistas locais e suporte logístico das prefeituras, fortalecendo a capacidade de resposta e a integração entre estado e municípios.

