MANAUS – Luta contra golpes, alertas, defesa da profissão. O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Amazonas (Creci), Paulo Carvalho, disse em entrevista exclusiva ao Portal Vanguarda do Norte que Manaus precisa estar atenta ao mercado, e revelou ao VDN a luta diária dos profissionais da área contra uma serie de irregularidades que podem limitar o potencial imobiliário do Amazonas.
” Nosso objetivo é combater o exercício ilegal da profissão e defender a sociedade contra o golpe da casa própria. O maior problema no mercado imobiliário de Manaus é que mais de 83% dos imóveis estão irregulares sem documentação prejudicando na hora de uma venda financiada que exige documentação redonda e aproveitando nós estamos trabalhando num projeto de regularização com apoio de uma Faculdade para apresentar à Prefeitura”.
GOLPES
Nas redes sociais, o Creci faz campanha contra golpistas. “O CRECI vem desempenhando seu papel com cartilhas e campanhas nas redes sociais e também distribuindo nos condomínios alertando a sociedade contra o golpe da casa própria”.
Comprar um imóvel irregular pode ser um caminho sem volta ao proprietário. Problemas fundiários, sonegação de impostos, crescimento desordenado da cidade e construções que coloca, em risco a vida da população são fortemente combatidos.
POTENCIAL
Como a quinta capital mais rica do Brasil, o potencial de Manaus é enorme no setor. “Nosso Mercado continua em crescimento, nossa praça é diferenciada no Brasil, 2023 foi vendido aproximadamente 5 bilhões, esse ano as incorporadoras e construtoras continuam vendendo atraindo mais investidores para nossa Capital”.
Mas “colocar ordem na casa” é um compromisso constante do Creci, que vê no ordenamento do setor e das relações de compra e venda, uma forma de otimizar o potencial.
“Nossa orientação para sociedade que antes de procurar um imóvel tenham cuidado, desconfiem do falso anúncio, na hora de realizar seu sonho da casa própria procure um corretor de imóveis, exija o número do CRECI e depois certifique no nosso site www.creci-am.gov.br para saber se o profissional está regular e apto para exercer”.
De acordo com Paulo, hoje o Creci é reconhecido pela sociedade como uma entidade séria. “Esse ano estamos comemorando 45 anos do CRECI Amazonas, nosso passado não foi muito bom, tivemos oito intervenções federais nesse período, hoje somos referência em todo Brasil, conquistamos uma sede, viaturas novas, fiscalização respeitada, autoridades reconhecendo nosso trabalho e a importância do profissional corretor de imóveis, na nossa atual gestão gritamos independência do CRECI Roraima que era vinculada ao Amazonas”
Leia mais: CMM quer barrar taxa de água em imóveis fechados