A Cúpula da Amazônia inicia nesta terça-feira (8) e segue até quarta-feira (9), reunindo autoridades de vários países com a finalidade de discutir sobre a preservação da Amazônia e sobre o Tratado de Cooperação. O evento ocorre em Belém, no Pará.
As autoridades que já confirmaram presença foram Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil); Gustavo Petro (Colômbia); Irfaan Ali (Guiana); Dina Boluarte (Peru); Luis Arce (Bolívia); entre outros.
Leia também: Sine Manaus disponibiliza 371 vagas de emprego nesta terça-feira (8)
Além disso, dentre os assuntos que serão colocados em pauta estão: a tecnologia e inovação, como proteger o bioma e a bacia hidrográfica, o estímulo a economia entre outros.
Programação para o dia 9 de agosto
A programação para esta quarta-feira (9), contará com a chegada das autoridades no local por volta de 8h, logo em seguida o registro oficial.
Como também, uma reunião dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica e logo em seguida um debate geral sobre diversos assuntos.
Tratado de Cooperação Amazônica
O Tratado de Cooperação Amazônica tem a finalidade de trazer um desenvolvimento sustentável para a Amazônia.
Este tratado foi assinado dia 3 de julho de 1978, por representantes dos seguintes países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Em 2023, ele completou 45 anos e em comemoração a ministra do meio ambiente, Marina Silva, fez um discurso em um evento sobre o assunto.
Em suma, ela aproveitou a oportunidade para informar ao público geral que teria a Cúpula da Amazônia tendo em vista o Tratado em questão.