Manaus (AM) – O Prefeito de Manaus, David Almeida, esteve na manhã desta segunda-feira (13), na comunidade Nova Floresta, Zona Leste da capital, local onde um deslizamento de terra matou oito pessoas, sendo quatro adultos e quatro crianças, e decretou estado de calamidade pública.
Em conversa com a imprensa, o prefeito informou que já iniciou a busca por recursos para ajudar as famílias que estão desabrigadas por conta do risco de novos deslizamentos. Nesta parte da cidade, foram 96 milímetros de chuva, muito acima da média.
“Nós já temos contratos para essas ações. Para facilitar o repasse de recursos federais, eu vou decretar estado de calamidade pública, inclusive eu estava conversando com o Secretário Nacional de Defesa Civil sobre isso, e vou estar amanhã com o Presidente Lula levando todo o levantamento dessas áreas, inclusive o que aconteceu na noite de domingo’’, decretou Almeida.
Leia mais: Oito morrem após deslizamento de terra atingir casas em Manaus; quatro são crianças
Além do recurso do governo federal, o prefeito pediu aos vereadores da capital que também ajudem na liberação de novos fundos para custear a construção de novas moradias para as famílias afetadas pelo deslizamento, priorizando a saída dessas pessoas das áreas de risco.
“Eu quero aproveitar para pedir aos vereadores que tem uma matéria de empréstimo, que a gente possa rapidamente votar, pois já está tramitando, para que a gente possa alocar recursos também para essa infraestrutura, que é muito crítica’’, pontuou.
De acordo com as informações repassadas pela prefeitura, a causa da tragédia foi o acúmulo de lixo juntamente com a forte chuva que atingiu a capital durante o último domingo. Apesar do registro de mais de 120 chamadas na Defesa Civil, nenhuma ocorrência foi registrada no local antes do acidente fatal.