MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida, reclamou neste fim de semana das lixeiras viciadas de Manaus. Foi durante uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) na rua Criciúma, localizada no bairro Grande Vitória, zona Leste da capital, visando coibir o avanço de uma voçoroca causada pelo descarte irregular de lixo em uma área verde.
Durante a ação, David Almeida explicou que o espaço já sofreu com erosões no passado e foi recuperado pela Prefeitura de Manaus. Ele ainda destacou a atitude de um morador que, vendo o espaço limpo, decidiu realizar o plantio de mudas para evitar que a população volte a formar uma lixeira viciada.
“Ontem, dia 24 de abril, eu passava por aqui vindo do Santa Inês, e vi aqui uma lixeira viciada. Nós chamamos imediatamente a Semulsp e fizemos a limpeza da área. Agora vamos colocar um jardim para que tragédias como a na Pingo D’água não ocorram novamente. É dessa forma que nós queremos atuar nessas áreas de risco da cidade de Manaus. Parabenizando o morador chamado Lourival, que veio aqui voluntariamente fazer o plantio de algumas árvores. É isso que nós queremos, é isso que nós precisamos, da ajuda da população, para que não façam o descarte inadequado do seu lixo”, afirmou Almeida.
Leia mais: CPI do ‘Caixa 2’ na CMM coloca David Almeida na mira da oposição
Atualmente, a Prefeitura de Manaus está atuando na recuperação de seis erosões por toda a cidade. Na maioria dos casos, um dos motivos para o desbarrancamento foi o acúmulo de lixo descartado de forma irregular.
Morador do Grande Vitória há mais de 20 anos, o autônomo Lourival Ferreira explicou que ao ver o serviço da gestão municipal, decidiu ajudar realizando o plantio de mudas para conscientizar os seus vizinhos.
“Foi uma ação boa que a prefeitura fez. Quando eu vi a limpeza, decidi plantar para ninguém ficar jogando lixo aqui. Isso é um incentivo para todo mundo também plantar alguma coisa. Não deixar que joguem mais lixo”, enfatizou o morador.
Ação preventiva
Presente na ação, o subsecretário de Operações da Semulsp, Jairo Santos, anunciou que, no local, a prefeitura irá implantar um jardim ecológico. Assim, a ideia dos gestores é que a população também participe da administração do espaço.
“O prefeito esteve aqui e se preocupou, porque aqui é um ponto de lixo que virou uma lixeira viciada e está oferecendo risco, inclusive de desabar. Vamos limpar para que a população tenha acesso à caminhada. Vamos botar a placa de sinalização para que as pessoas não joguem lixo e vamos também fazer um jardim ecológico com pneus, para ver se inibe a ação de descarte de lixo no local”, finalizou.