Manaus (AM) – Crianças com idade a partir de 10 anos, de escola pública, poderão participar do Programa Bolsa Idiomas (PBI), que passará a atender neste ano em 15 instituições privadas de cursos de idiomas. A lei, que amplia a abrangência do Programa, foi sancionada, na manhã desta quinta-feira (13), pelo prefeito de Manaus, David Almeida, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul da capital.
Leia também: População de Parintins espera ansiosa por começo da obras do Prosamin
O Programa terá benefícios integrais (100%) e parciais (50% e 75%), para o aprendizado de uma língua estrangeira, com ensino em instituições particulares. No total, serão mais de 27 unidades, que na modalidade voluntária (sem isenção de tributos municipais), irão oferecer sete línguas estrangeiras: inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e mandarim.
Na Câmara Municipal de Manaus foi aprovada, por unanimidade, a alteração na legislação que instituiu o Programa de Idiomas. Anteriormente, apenas estudantes com 16 anos ou mais poderiam pleitear as bolsas oferecidas pelo PBI.
David Almeida declarou que as pessoas de escolas públicas terão acesso ao ensino de idiomas, em instituições particulares. Na maioria das vezes, apenas alunos de escolas particulares estudam uma outra língua por conta da renda.
O prefeito informou, ainda, que todo o material didático usado nas aulas de idioma serão gratuitos e que o trabalho na área da educação continuará avançando, assim como foi realizado com os programas Bolsa Universidade, Bolsa Pós-Graduação e o Bolsa Idiomas.
“Estou trabalhando para que possamos alcançar a realidade da Bolsa Creche, ampliando as vagas das unidades nos bairros de Manaus, com as melhores intenções na educação, assim como foi exercido com os outros projetos voltados aos estudantes”, disse David Almeida.
Coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), o PBI conta com a parceria de 15 instituições privadas de cursos de idiomas, em mais de 27 unidades, na modalidade voluntária, sem isenção de tributos municipais.