A Defesa Civil do Amazonas deu mais um passo importante na modernização de seus protocolos de prevenção e resposta a desastres. Nesta semana, de segunda-feira (09/06) a quinta-feira (12/06), a equipe do órgão participa da capacitação promovida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para a implementação do Defesa Civil Alerta, nova ferramenta de envio de alertas, que utiliza sistema de transmissão via telefonia celular (tecnologia conhecida como cell broadcast).
O treinamento está sendo realizado em Manaus e reúne técnicos e agentes da Defesa Civil estadual, com foco na operação da ferramenta, que permitirá o envio de mensagens de alerta diretamente para os celulares da população em áreas de risco, sem necessidade de cadastro prévio. O alerta é emitido com som diferenciado e aparece na tela do aparelho mesmo que esteja no modo silencioso.


Segundo o chefe do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), Charlis Barroso, da Defesa Civil do Amazonas, a adoção da nova tecnologia representa um avanço significativo na estratégia de comunicação com a população. “Esse sistema amplia nosso alcance e garante que informações urgentes cheguem rapidamente a quem mais precisa, principalmente em momentos críticos e severos como inundações, deslizamentos ou fortes tempestades”, destacou.

A representante da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Izabella Rufino, explicou que o treinamento no Amazonas faz parte da expansão do Defesa Civil Alerta, que também acontece nos outros estados das regiões Norte e Centro-Oeste. “Já passamos pelas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Agora, com o a etapa de capacitação no Norte, estamos ainda mais próximos de implementar essa importante ferramenta em todo o país”, afirmou.

O Defesa Civil Alerta utiliza a tecnologia Cell Broadcast, já aplicada com sucesso em países como Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul. A expectativa é que o sistema esteja plenamente implantado em todos os estados brasileiros até o final de 2025.
Durante o treinamento, os agentes estão sendo capacitados sobre os procedimentos para criação e envio de mensagens, critérios de acionamento e estratégias de integração com outras plataformas de monitoramento e resposta a desastres. Além de capacitar as equipes, a iniciativa visa fortalecer a cultura da prevenção e ampliar a percepção de risco da população.