A Defesa Civil de Manaus emitiu alerta para risco de alagamento e deslizamento nesta segunda-feira (2) devido às fortes chuvas que atingem a cidade. O órgão já registrou quatro ocorrências em diferentes zonas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de até 60 milímetros por hora e acumulados entre 50 a 100 milímetros até terça-feira (3). Também há risco de ventos fortes, com rajadas que podem chegar a 100 km/h.
Entre as ocorrências estão: um alagamento no bairro Santa Etelvina (zona Norte); um risco de desabamento, no bairro Planalto ( zona Centro-Oeste); um deslizamento de barranco, no bairro Jorge Teixeira (zona Leste), e um desabamento de muro no bairro Nova Cidade (zona Norte).
Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) mostram que o bairro Redenção, na zona Centro-Oeste, registrou 47, 29 milímetros de chuva. Em Santa Etelvina, zona Norte, a chuva atingiu 41,6 milímetros e no igarapé do 40, zona Sul, 36,4 milímetros.
Em vários pontos da cidade, ruas e avenidas ficaram alagadas. Na rua Gregório Armando Mendes, moradores registraram a via submersa e um micro-ônibus parado.
A orientação é evitar áreas alagadas ou regiões próximas a encostas. A Defesa Civil pede atenção redobrada da população para reduzir os riscos de acidentes.
Em caso de emergência, a população deve acionar imediatamente a Defesa Civil pelos números 199 (ligação gratuita) ou (92) 98802-3547 (WhatsApp).
A Defesa Civil reforça ainda que os moradores evitem se abrigar sob árvores durante as descargas elétricas, mantenham distância de postes e fiações e redobrem a atenção ao trafegar em áreas com histórico de alagamento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/n/t/J8u8UATgWESBv5tfzE2Q/alerta-de-alagamento-defesa-civil.jpg)

