A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), qualificou o primeiro piloto para operar helicópteros no estado. O profissional habilitado é o perito da Polícia Civil (PC-AM), Leandro Santos, que passa a integrar a equipe como o segundo piloto capacitado tanto para operar aviões como helicópteros.
O curso de piloto privado de helicóptero, com carga horária de 35 horas, foi ministrado pelo coordenador do Dioa, delegado Rafael Montenegro e pelo comandante bombeiro e instrutor do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM), Carlos Tupinambá.
“A ideia do Departamento é qualificar todos os servidores em todos os equipamentos com os quais atuamos. Portanto, é com muita satisfação que o Dioa, hoje, forma o perito Leandro como piloto de helicóptero também”, explica o coordenador do Dioa.
A capacitação faz parte do Programa de Treinamento Operacional (PTO), homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que teve como examinador o oficial da Polícia Militar de Brasília, Vilner Borges.
Com a formação, o Departamento Integrado de Operações Aéreas amplia a capacidade operacional e a versatilidade no quadro de pilotos. O perito Leandro Santos se torna o segundo piloto habilitado a operar tanto helicóptero quanto aeronaves de asa fixa, junto com o delegado Rafael Montenegro.
“É uma felicidade poder contribuir e, pessoalmente, poder operar uma máquina totalmente diferente da que eu estava acostumado a operar, que era o avião. Vejo também uma grande responsabilidade, pois agora tenho que operar tanto a aeronave de asa fixa quanto o helicóptero com o mesmo grau de eficiência e responsabilidade”, declarou o perito.
Qualificações
O Departamento Integrado de Operações Áreas, somente neste ano, já qualificou cinco profissionais, nos cursos de Instrutor de Voo de Helicóptero (INVH) e de Familiarização para Inspeção de aeronave monomotor Schweizer 300- HU30. Destes, três atuam no Amazonas e os outros dois no estado do Rio de Janeiro.
Para o coordenador do Dioa, delegado Rafael Montenegro, a formação e qualificação dos profissionais são frutos dos investimentos realizados pela Secretaria de Segurança Pública. Ele destacou que o Amazonas segue empenhado em qualificar seus profissionais para proporcionar cada vez mais serviço de segurança de qualidade para a população.
“A secretaria está sempre atenta à questão da qualificação, da melhoria do serviço e da logística operacional. Neste ano, o Dioa já formou o terceiro profissional aqui no departamento, porém este é o primeiro formado como piloto desde o início da sua formação até hoje”, explica a autoridade policial.