Manaus (AM) – As fiscalizações de trânsito na Operação Semana Santa 2023, iniciam nesta sexta-feira (7) e se estende até o domingo (9). O intuito é coibir irregularidades de trânsito e intensificar a Lei Seca, garantindo a segurança dos condutores.
As ações serão coordenadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio do Núcleo Especializado em Operação de Trânsito (Neot), que contará com o apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Amazonas (BPTran).
De acordo com Arthur Cruz, coordenador do Neot do Detran-AM, os agentes fiscalizadores estarão na Rodovia Manoel Urbano, também conhecida como AM-070, e na saída da Rodovia Torquato Tapajós, a antiga AM-010, mesmo este último já contando com um posto fixo do BPTran.
Leia também: Avenida na Ponta Negra é interditada para obras de rede de drenagem; veja como ficará o trânsito
O coordenador operacional informou, ainda, que a operação tem a finalidade de averiguar as condições gerais dos veículos e dos itens obrigatórios de segurança, tais como sistema de iluminação, conservação do veículo e habilitação. Também serão realizados testes de alcoolemia para reduzir possíveis acidentes, dentro da operação “Lei Seca”.
Todas as medidas preventivas a serem adotadas pelo condutor e as ações de fiscalização tendem a inibir a prática de infrações de trânsito previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), garantindo assim um ambiente mais seguro.
Lei Seca
De acordo com o CTB, os condutores sob efeito de bebida alcoólica passam a dirigir com sua capacidade psicomotora alterada, pondo em risco a vida, integridade e meio ambiente. A penalidade de multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
O Detran Amazonas continuará com todo o empenho atuando nos trabalhos da ‘Lei Seca’ durante o Feriado da Semana Santa, a fim de garantir a segurança e reduzir o número de vítimas fatais no trânsito, na capital e no interior do Estado.
*Com informações da assessoria