Nesta quarta-feira (24/07), mais de 100 piscicultores foram beneficiados com as capacitações do Dia de Campo da Piscicultura. A atividade foi realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), na Associação de Piscicultores de Novo Airão, localizada no ramal Rodação, no município
De acordo com o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, o Dia de Campo da Piscicultura é uma oportunidade para que os piscicultores tenham acesso a mais informações sobre boas práticas, metodologias e novas técnicas utilizadas na atividade. “Por conta da capacitação, os participantes da atividade, que também se tornaram multiplicadores de informações, poderão aplicar o conhecimento adquirido na piscicultura, visando melhores condições de trabalho e o aumento de produção”, pontuou.
A gerente de Aquicultura e Pesca (Geape) do Idam, Karen Alves, reforçou a importância da iniciativa e complementou que a capacitação e enumerou os assuntos abordados junto aos participantes. “Hoje, os piscicultores locais puderam aprender sobre licenciamento de piscicultura, implantação de tanques escavados e novas tecnologias. Além disso, os participantes tiveram contato com outros elos da cadeia produtiva, como, por exemplo, o cooperativismo na psicultura”, frisou a gerente.
Quatro estações
O Dia de Campo da Piscicultura contou com quatro estações divididas pelos seguintes temas: Sebratec na piscicultura, realizado em parceria com o Sebrae; produção de peixes em sistema escavado; tanques suspensos e tecnologia de bioflocos; e cooperativismo na piscicultura.
“Foi uma satisfação receber a equipe técnica do Idam, pois o conhecimento disseminado entre nossos associados e demais produtores trará muitos benefícios à atividade. O Dia de Campo da Piscicultura é uma oportunidade para os piscicultores aprimorarem técnicas e, assim, melhorarem a renda deles”, pontuou o presidente da associação, João Carlos Leite.