Expressões como “flip”, “ollie” e “hardflip” estão presentes no vocabulário de todos que comemoram o Dia Mundial do Skate, em 21 de junho. Estas manobras radicais fazem parte também da rotina da atleta amazonense Daniela Martins, de 14 anos, que vem se destacando no skate e sonha no topo da modalidade.
Por meio do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, a atleta trabalha suas performances e habilidades para alcançar títulos, na carreira que está só no começo.
“A Daniela Martins já estava sendo monitorada pelo Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024 e agora faz parte. Sabemos do potencial que ela tem de colocar o Amazonas em competições nacionais e internacionais nessa modalidade e estaremos viabilizando o suporte necessário para que ela realize seus sonhos”, comentou o secretário da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, Jorge Oliveira.
A jovem conheceu o esporte aos 7 anos de idade, por inspiração do pai, que havia presenteado com um skate. Desde então, Daniela vem se destacando no cenário esportivo. Atualmente, com apenas 14 anos, a atleta é integrante da Seleção Brasileira de Skate Júnior. Também acumula títulos nacionais, como o 1º lugar na Seletiva Norte de Skate em 2019, em Belém (PA), e a participação nas etapas do Circuito Brasileiro, em Porto Alegre.
“No início, o skate era só uma brincadeira. Conforme o tempo foi passando, foi além disso, por conta desse esporte, conheci lugares incríveis por todo Brasil. Meu maior sonho é participar das Olimpíadas, essa motivação veio após ver a Rayssa Leal competindo e isso vem sendo uma inspiração para chegar ao nível dela, representar o meu estado e país”, comentou Daniela.
Filha de pioneiro
Whelkle Martins, pai de Daniela, faz parte da geração pioneira de skatistas manauaras e, ao observar que sua filha tinha talento para o esporte, resolveu incentivar a jovem a aperfeiçoar as habilidades. Com um trabalho em dupla, Whelkle afirma que o apoio foi fundamental para o desenvolvimento dela no esporte.
“Sou o maior incentivador da minha filha, apresentei o skate como uma família. Daniela é destaque no cenário nacional e isso é motivo de felicidade por saber que o trabalho que estamos realizando está trazendo bons frutos e só temos de agradecer ao Governo do Amazonas que vem nos ajudando e abraçando a causa”, ressaltou o pai da atleta.