Amazonas – O Comando Militar da Amazônia (CMA), através da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede em Tefé/AM, iniciou a Operação Curaretinga IV para combater crimes transfronteiriços e ambientais na região da Tríplice Fronteira (Brasil, Colômbia e Peru) e fortalecer a presença do Exército Brasileiro no Vale do Javari. Dragas foram destruídas no sábado.
Até o momento, quatro dragas de garimpo ilegal foram neutralizadas, evitando danos ambientais como assoreamento dos rios, alterações no leito, turbidez das águas, poluição dos solos e contaminação por substâncias tóxicas, como o mercúrio.
Para alcançar a área da operação, militares do Comando Fronteira Solimões/ 8º Batalhão de Infantaria de Selva, de Tabatinga/AM, receberam apoio da 16ª Base Logística, do 16º Pelotão de Comunicações, além de tropas dos Pelotões Especiais de Fronteira e agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Essa ação, denominada Operação Curaretinga IV, faz parte das iniciativas do CMA para proteger o meio ambiente e defender a Amazônia Brasileira em toda a Amazônia Ocidental.
Edição: Hector Silva, com informações da assessoria
Leia mais: CBMAM envia equipes para combater incêndios florestais no sul do Amazonas