Após um deslizamento de terra ter atingido a comunidade do Arumã, em Beruri (localizado a 173 quilômetros de Manaus), na noite de sábado (30), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), que atua no levantamento de dados junto com a Defesa Civil Municipal, informou que pelo menos uma pessoa morreu, dez ficaram feridas e quatro são consideradas desaparecidas. A informação é do portal G1.
Ainda conforme as informações repassadas pela PM, ao menos 40 casas, escola, igrejas, posto médico e um espaço para eventos foram destruídos. “Praticamente, a vila toda foi varrida do mapa”, relatou um sargento da Polícia Militar ao G1.
O governo estadual informou que policiais militares e agentes da Defesa Civil estadual, que atuam em Beruri, foram encaminhados ainda na noite de sábado até o local para iniciar os atendimentos aos moradores afetados.
Ainda segundo a PM, a vítima encontrada morta seria um menino de sete anos. O corpo dele foi resgatado no rio. A irmã da vítima, uma adolescente de 17 anos, está entre os desaparecidos.
O governo informou, ainda, que por questões logísticas que impedem o pouso de aeronaves à noite no município, o reforço das equipes de busca, resgate e assistência social estão a caminho da comunidade para prestar a assistência necessária.
Segundo as informações repassadas aos agentes estaduais pela Defesa Civil do município, as pessoas com ferimentos foram atendidas pelas equipes de saúde que estão no local. A maioria apresentou quadro de crise hipertensiva e uma pessoa está com suspeita de fratura.
“Lamento o ocorrido na comunidade do Arumã e quero prestar minha solidariedade aos familiares das vítimas do desbarrancamento. Determinei total apoio nas buscas pelos desaparecidos e assistência aos moradores afetados pelo ocorrido. Nossas equipes estaduais estão em campo para fazer o que for preciso e dar todo o suporte necessário aos moradores da comunidade”, disse o governador Wilson Lima, em nota emitida na manhã deste domingo (1º).
*Com informações do G1