Com objetivo de incentivar a adoção de boas práticas agrícolas em território amazonense, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realizou, nesta quinta-feira (21/12), uma ação Demonstrações de Métodos (DMs) da cultura dos Citros em Iranduba (a 21 quilômetros da capital). Durante a iniciativa, conduzida pela Unidade Local (UnLoc), foram capacitados 20 produtores do ramal do Paricatuba.
Com o apoio técnico da Gerência de Produção Vegetal (GPV) do instituto, a ação proporcionou aos participantes o conhecimento sobre novas tecnologias, práticas e métodos de cultivo de citros.
Entre os temas abordados nas demonstrações de métodos estiveram o uso de produtos químicos que ajudam a controlar o crescimento de plantas daninhas, adubação de cobertura, orientações voltadas ao crescimento da cultura de forma adequada, prevenção e controle de pragas, entre outros.
“Hoje, foi um dia produtivo e de muito conhecimento a todos os produtores rurais que trabalham com a cultura, pois tivemos a oportunidade ensinar novas metodologias e técnicas de adubação, poda, espaçamento e manejo dos citros. Desta forma, fortalecemos a assistência técnica e extensão rural (Ater) do município”, segundo o coordenador do Projeto Prioritário de Citros do Idam, Antônio Joaquim Oliveira.
Compartilhamento de conhecimento
Satisfeito com a realização da atividade, o produtor de laranja e limão do ramal do Angelino, José Mauro Souza disse que vai aderir às novas técnicas e boas práticas utilizadas na citricultura.
“Com todas as informações adquiridas, vou orientar os técnicos que trabalham junto comigo, principalmente em assuntos como pós-colheita, lavagem, identificação de pragas e adubação”, pontuou José.
FOTOS: Antônio Barros Jr./Idam