Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) concluiu, no domingo (03/08), a capacitação voltada para produtores e pescadores de São Sebastiao do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus). Com temas como retirada de espinhas, beneficiamento do pescado, meliponicultora, consultorias e acompanhamento técnico, o treinamento teve início no dia 30 de julho, e faz parte do cronograma de qualificação desenvolvido pela ADS, direcionado a produtores rurais e piscicultores do interior do estado, com foco na comercialização de produtos.
A iniciativa beneficiou 92 pessoas no município, entre produtores, pescadores artesanais e merendeiras que integram o projeto-piloto para formação de profissionais responsáveis pela alimentação escolar. Para a coordenadora da capacitação no município, a engenheira de pesca Eveli dos Santos, o objetivo do treinamento foi oferecer técnicas para a qualidade da merenda escolar, tornando o pescado mais atrativo e saboroso para as crianças. ’’Estamos visando o consumo do alimento nutritivo e valorizando os ingredientes da região’’, disse.
Para Breno Moacir Leite, pescador artesanal na região, os cursos proporcionaram novas técnicas de cortes. Ele destacou que aprendeu a fazer o reaproveitamento do peixe. ’’Com essa técnica vou conseguir melhorar meu processo produtivo e compartilhar o conhecimento obtido com a minha família’’, destacou.
Cronograma de capacitação
Os treinamentos no interior ainda irão contemplar os municípios de Coari, Parintins e Humaitá. Como parte dos cursos, a agência também oferecerá atendimentos, consultorias e acompanhamento técnico contínuo, voltados para a comercialização de produtos, aos piscicultores e produtores rurais já cadastrados nos programas do órgão, reforçando sempre o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
A iniciativa reforça o compromisso da ADS com o desenvolvimento sustentável do estado e com a valorização das atividades produtivas locais, promovendo conhecimento técnico e políticas públicas de incentivo à produção e conservação ambiental.