Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável do setor primário em Silves (a 204 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) atuou na elaboração de 24 projetos de crédito rural, totalizando R$ 667.697,34. O montante corresponde a projetos elaborados durante todo ano de 2015 e contempla agricultores, pescadores, pecuaristas e avicultores do município.
“Nosso objetivo é fortalecer as cadeias produtivas por meio da introdução de máquinas e equipamentos, proporcionando melhorias na produtividade, escoamento da produção e melhoramento genético”, delineou o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Silves, Raimundo Nonato Viana.
Leia mais: Redução de 49,2% na mortalidade materna no Amazonas é destaque em encontro internacional de saúde
Leia mais: Sepet-AM realiza agendamento do Castramóvel durante o Governo Presente no Educandos
Os trabalhos para a elaboração dos projetos foram desenvolvidos pela equipe local do Idam em Silves, com os recursos disponibilizados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e pelo Banco da Amazônia (Basa).

Até o momento, os projetos já viabilizaram a aquisição de multicultivador, roçadeira, triciclo, motor rabeta, motor de popa, bote de alumínio, apetrechos de pesca, aquisição de bovinos e um veículo. Os produtores rurais beneficiados incluem 8 pescadores, 13 agricultores, 2 avicultores e 1 pecuarista do município.

