Manaus (AM) – Mais uma escola de educação infantil da rede pública de Manaus foi entregue nesta segunda-feira (3), pela Prefeitura de Manaus. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Santina Castro, localizado no bairro Novo Aleixo, zona Norte da capital, foi reinaugurado para atender mais de 340 crianças.
A reforma da unidade, administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), custou cerca de R$ 1,5 milhão. O Cmei atende crianças entre 3 a 5 anos, em seis salas de aula. Para o prefeito David Almeida, essa reestruturação irá ajudar a transformar a qualidade de ensino da cidade.
“A gente entra para fazer as mudanças necessárias para poder dar condições e qualidade para as crianças da nossa cidade. Nós melhoramos a estrutura física, estrutura pedagógica, as questões salariais dos professores para que possamos ter os melhores alunos do Brasil matriculados na rede municipal”,
enfatizou Almeida.
Além das salas de aulas, a unidade passou por substituição das instalações elétricas, das luminárias, do forro, de louças, de revestimentos, pintura geral, troca da cobertura, paisagismo, execução de abrigo de gás e instalação de coifa na cozinha.
A titular da Semed, Dulce Almeida, revelou se sentir emocionada ao ver a revitalização que a escola recebeu e a melhora do ambiente de trabalho dos servidores da educação.
“É no Cmei que começa toda a vida educacional das nossas crianças que no futuro serão os professores, gestores, políticos, administradores da nossa cidade e nós precisamos entregar para esses alunos e profissionais da educação um ambiente qualificado. Assim, ampliando o espaço físico e equipamos todos os ambientes para que assim possamos alcançar os nossos objetivos”,
afirmou a secretária.
Estrutura da escola
Após a reinauguração, o Cmei passa a contar com diretoria, secretaria, seis salas de aula, cozinha, dois banheiros infantis, três banheiros administrativos, depósito de alimentos, sala de apoio, sala dos professores, sala multimídia e sala de arquivos.
A gestora do Cmei, Edilene Bessa, está maravilhada com o trabalho realizado na unidade e conta que as famílias dos funcionários das escolas se uniram em prol da escola.
“Nós estávamos loucos para trabalhar, tanto é que esse final de semana nós ficamos constantemente aqui na escola. Vieram os professores, esposos, filhos, sobrinhos. O Santina conseguiu ser um divisor de água, porque na Semed, o lema é Escola e Família, então nós, os professores e os funcionários do Cmei estamos implantando isso, então eu acredito que vai ser um grande sucesso”, completa a gestora.
De acordo com o estoquista José Ronaldo, 58, pai do aluno Guilherme Lorenzo, de 5 anos, a escola melhorou muito na questão de estrutura e de segurança.
“A questão da pintura estava já defasada, o telhado também, agora fica bem diferente. Hoje nós podemos ver que há uma cobertura que da chuva estão protegidas. A própria questão da guarda das crianças no sentido de grade, muro, está bem diferenciada, o acesso está bem melhor, mas também está mais protegido. Com a reforma espero mais desenvolvimento do meu filho. Com o investimento que foi feito há uma possibilidade de não só ele, mas os outros também se desenvolverem melhor”, completa o pai.
*Com informações da assessoria