Manaus (AM) – Finalista do prêmio Jabuti de Economia Criativa com o livro ‘A Amazônia Sustentável e o Ecossistema Empreendedor’, a escritora e jornalista Cristina Monte ressalta a necessidade de colocar a mulher em destaque, além de fomentar o empreendedorismo feminino.
A também empreendedora fala sobre as dificuldades da desigualdade de gênero no mercado de trabalho, porém, mostra que o momento atual da sociedade é um momento histórico, por conta da visibilidade que se há em pautas sobre grupos minoritários.
“A democratização dos meios de comunicação está dando mais voz, e as mulheres estão aproveitando a oportunidade para conquistar mais espaços na sociedade e no trabalho”,
empodera Cristina.
Crente nas melhoras da legislação brasileira em leis que dão apoio às mulheres no país, a escritora está sempre atenta aos dados sobre a participação da mulher no Brasil, e faz parâmetros da história moderna com a contemporânea.
“Na época da revolução industrial, por exemplo, trabalhávamos em condições insalubres e precárias, e percebe-se – ao longo do tempo – os avanços até aqui conquistados. Entretanto, é preciso avançar muito para ocuparmos mais espaços”,
afirmou.
Empreendedorismo
Em 2018, criou a ‘Fala Comunicação e Negócios’, a qual assessora empresas, associações e institutos de pesquisa para grandes eventos na parte da comunicação com imprensa.
No ano passado, a jornalista foi convidada para participar do 11º Fórum da Rede Mulher Empreendedora, na mesa ‘Empreendedorismo feminino da região amazônica’, em São Paulo.
O ESG (Environmental, Social e Governance) é comentado por Cristina pelo fato de ter um investimento pesado em ações para a entrada da mulher no empreendedorismo, além de, promover a equidade de gênero e o empoderamento feminino.
A luta da mulher é uma realidade em que a empreendedora ressalta em qualquer oportunidade.
Cristina relembra seu início de carreira com obstáculos ao vir de uma família pobre e deixa um conselho para superarem as dificuldades.