O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), adquiriu aproximadamente 3,7 mil toneladas de alimentos oriundos da agricultura familiar de 56 municípios que estão em situação de emergência causada pela seca que atinge os rios.
A ação faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, coordenado pela Sepror no Amazonas. Ao todo, foram investidos mais de R$ 15,8 milhões na compra de alimentos da agricultura familiar, beneficiando 1.103 agricultores desses 56 municípios.
O secretário da Sepror, Daniel Borges, afirma que o PAA compra o alimento direto do agricultor familiar, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), para serem entregues para entidades socioassistenciais, visando atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional.
“Com o PAA conseguimos atender esses municípios, comprando o alimento direto do agricultor por um valor justo. Essa é a determinação do governador Wilson Lima, trabalhar por aqueles que mais precisam neste período difícil devido à estiagem, contribuindo com a produção local de cada município e a renda dos produtores rurais, garantindo a segurança alimentar da população”, ressalta Daniel Borges.
Municípios atendidos que estão em situação de emergência com a atuação do PAA: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Apuí, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Canutama, Carauari, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Envira, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Lábrea, Manaquiri, Manaus, Manacapuru, Manicoré, Maraã, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Pauini, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tapauá, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará, Urucurituba.
PAA
O Programa tem o objetivo de comprar alimentos da agricultura familiar, valorizando o produtor rural do Amazonas, destinando os alimentos para as instituições socioassistenciais, beneficiando famílias em vulnerabilidade social e nutricional.
No biênio 2023/2024 serão injetados R$ 18,1 milhões para a compra de 71 produtos entre hortifruti, produtos processados, produtos de origem animal e pescado e/ou piscicultura, de produtores rurais de todo o estado, nos 56 municípios do estado.
Segundo o boletim divulgado na quarta-feira (28/08), pelo Governo do Amazonas, os 62 municípios do estado foram decretados em situação de emergência, devido à seca dos rios.