Com o objetivo de auxiliar na regularização escolar de mais de 700 reeducandos, unidades penitenciárias da capital amazonense recebem, nesta quarta (21) e quinta-feira (22), o Exame Supletivo para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL’s). As provas são realizadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap), em parceria com a Escola de Administração Penitenciária (Esap) e Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc), e marcam o retorno do exame, que foi suspenso no período da pandemia de Covid-19.
O exame será aplicado para os níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio e tem como objetivo auxiliar na regularização escolar dos reeducandos.
Segundo o secretário da Seap, coronel Paulo Cesar, a atenção e a manutenção dos direitos das pessoas privadas de liberdade são indispensáveis. O titular da Seap destacou o Exame Supletivo como um passo a mais no caminho para a ressocialização.
“A educação é a base para tudo. Eles são tratados como pessoas, que merecem o devido respeito. Com essa premissa, conseguimos a união com a Secretaria Estadual de Educação e estamos fazendo aqui o supletivo para nível do Ensino Fundamental e Médio para que eles tenham o diploma reconhecido pelo MEC”, afirmou o titular da pasta.
Para o reeducando João Pedro (nome fictício) a realização dessas provas, dentro do Sistema, é vista pelos custodiados como uma nova chance e uma oportunidade para aprimorar o conhecimento.
“Só tenho a agradecer pela oportunidade, porque dentro do Sistema estou conseguindo concluir meus estudos. Se Deus quiser, brevemente vou conseguir terminar o Ensino Médio. Espero bons resultados, mas vou estudar mais ainda”, falou o reeducando.
*Com informações da assessoria