Bioprodutos amazônicos como plantas alimentícias não convencionais e macarrões amazônicos veganos sem glúten foram os projetos apoiados pelo Governo do Amazonas, apresentados no estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no último dia da ExpoAmazônia BIO&TIC 2024, realizado nesta quarta-feira (06/11).
Ao longo dos três dias de programação, o público pôde conhecer cinco dos projetos apoiados pela Fapeam. A feira recebeu centenas de pessoas no evento realizado no Studio 5 Shopping e Convenções, localizado no Distrito Industrial I.
Plantas Alimentícias Não Convencionais
No estande da Fapeam, o público conheceu a pesquisa “Salada Panc: uma alternativa alimentar nutritiva e de baixo custo”, coordenada pela professora do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), campus Manaus Centro, Jaqueline de Araújo Bezerra.
A pesquisa desenvolvida no Programa Kunhã – CT&I no Amazonas, Edital n.º 008/2022, criou um suplemento em pó nutritivo à base de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) com propriedades antioxidantes e prebióticas, a partir de folhagem fresca ou cozida como o ora-pro-nobis (Pereskia bleo), caapeba (Piper peltatum), flores de P. bleo, o vegetal pepininho (Melothria pendula), os frutos de caferana (Bunchosia armeniaca) e, como tempero, as folhas de cipó-alho (Mansoa alliacea).
Para Jaqueline, a participação no estande da Fapeam é importante para a divulgação do projeto e conhecimento da Panc. “É importante a divulgação do projeto que está em andamento com novos dados. Esperamos que mais pessoas conheçam o projeto e gostem da ideia de alimentos alternativos”, comentou.
Durante o evento, o público pôde ver de perto um protótipo da formulação desidratada da salada Panc, que foi definida por uma nutricionista a partir dos resultados obtidos de composição centesimal e mineral para fazer parte de uma alimentação balanceada, além de banners com dados da pesquisa.
“Como o projeto está em andamento, ainda estamos adquirindo os resultados de química, citotoxicidade e propriedades prebióticas para contribuir com a publicação”, comentou Jaqueline.
A pesquisadora destacou que é seu segundo ano participando do estande da Fapeam no ExpoAmazônia BIO&TIC, e que tanto no evento anterior, quanto no atual, o público gostou de experimentar o produto. Jaqueline revelou ainda que após a finalização dos resultados irá promover uma degustação da Salada Panc.
Macarrões amazônicos
Outro projeto apresentado ao público foi a “Fabricação de macarrões amazônicos veganos e sem glúten”, desenvolvido pela startup Pastificio Baré, sob a coordenação do empreendedor Júlio Sá. O estudo é resultado do Programa Inova Amazônia – Módulo Tração, edital Nº 001/2023.
A linha de produtos inclui macarrões criados a partir de açaí, tucumã e pupunha. Como parte da linha de produtos tradicionais estão os de carvão vegetal, espinafre/couve, beterraba, integral de chia, pesto amazônico de jambu e pesto de pimentas amazônicas.
ExpoAmazônia BIO &TIC
Pelo terceiro ano consecutivo, a Fapeam participa da ExpoAmazônia BIO&TIC – cujo objetivo é discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de Bioeconomia e Digitais da região Amazônica – apresentando as ações e pesquisas desenvolvidas com fomento do Governo do Amazonas, por meio da Fundação.
Além dos projetos de pesquisa apoiados pela instituição, foram apresentados investimentos realizados para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação, assim como as oportunidades para pesquisadores do Amazonas, oferecidas por meio dos editais da Fundação.