Manaus (AM) – O fazendeiro Agenor Tupinambá, conhecido por gravar vídeos com uma capivara de estimação batizada de Filó, no município de Autazes (a 111 quilômetros de Manaus), foi multado pelo Ibama, na manhã desta terça-feira (18).
Parte das multas foram expostas pela deputada estadual Joana Darc (União Brasil), que acompanhou o fazendeiro na sede da autarquia.
“Simplesmente foi feito uma denúncia ao Ibama, uma denúncia de fora do nosso estado, e ele está sendo autuado, está passando constrangimento, como se ele tivesse sendo um criminoso, infringindo alguma lei, por conta dos vídeos que ele faz com a capivara, que é lá na fazenda, que é o habitat natural dela”,
disse a deputada em um vídeo publicado nas redes sociais.
Segundo Joana Darc, as multas somam R$ 17 mil. Ela afirmou em suas redes sociais “Não vou deixar isso acontecer, já estamos no caso e precisamos do apoio de todos vocês!!!!!
CONTA COM A GENTE AGENOR E FILÓ! A JUSTIÇA SERÁ FEITA!
O Ibama multou Agenor Tupinambá por “praticar ato de abuso contra animal silvestre”, por “explorar imagem de animal silvestre mantido em situação de abuso” e por “utilização de fauna silvestre e exposição em redes sociais” em razão de vídeos gravados com uma preguiça-real e uma paca.