O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) identificou, nesta quinta-feira (22), bijuterias sendo comercializadas com concentração de metais nocivos à saúde em Manaus. De 19 a 22 de junho, as equipes avaliaram 18 amostras de 15 lojas e constataram teor de chumbo e cádmio acima do permitido em nove produtos.
De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), as bijuterias não podem apresentar concentrações de cádmio iguais ou superiores, em peso, a 0,01%. No caso do chumbo, essa concentração deve ser menor do que 0,03%.
“Nosso foco é destacar o quanto algumas peças podem trazer riscos à saúde em contato com a pele. Foram coletadas amostras e, no ensaio, constatamos a presença de metais nocivos à saúde. É bom deixar claro que o uso de produtos contendo excesso de cádmio e chumbo podem causar intoxicação e alergias”, afirma Renato Marinho, diretor-presidente do Ipem-AM.
A fiscalização aconteceu simultaneamente em 15 estados brasileiros e faz parte do Plano Nacional de Vigilância em Mercado (PNVM). Segundo Marinho, as lojas onde se identificou a comercialização das bijuterias serão notificadas e terão dez dias para apresentar uma defesa junto ao Ipem-AM.
*Com informações da assessoria.