A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), está com inscrições abertas para o I Workshop de HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a ser realizado de 5 a 7 de junho.
Com o tema “Descentralizar & Prevenir & Diagnosticar & Tratar & Avançar”, o workshop visa, ainda, incentivar discussões sobre estratégias de prevenção e redução do estigma. O evento será realizado no auditório do Centro Universitário Fametro, na avenida Constantino Nery, 3470, bairro Chapada, em Manaus.
A inscrição é restrita a profissionais de saúde das Secretarias Municipais de Saúde e tem como foco a capacitação de profissionais de saúde como médicos não especialistas, enfermeiros e farmacêuticos envolvidos na assistência de pacientes com HIV/Aids, Hepatites virais e outras ISTs, atuantes em Manaus e no interior do estado.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza a importância do evento para fortalecer as ações de prevenção e controle contra HIV/Aids e demais ISTs. “O I Workshop oferece uma oportunidade valiosa para aprimorar a assistência clínica, reunindo especialistas para que os participantes saiam do evento com conhecimentos aplicáveis à prática clínica”, declarou Tatyana.
A programação inclui palestras e debates com especialistas, permitindo aos participantes uma imersão nos tópicos relacionados ao HIV/Aids, Hepatites Virais e outras ISTs. A coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids e ISTs, Izabella Safe, destaca a relevância do evento para a comunidade de saúde do Amazonas.
“O workshop é um passo importante para ampliar a descentralização da assistência às pessoas vivendo com HIV/Aids e fazer com que as diferentes formas de prevenção, como PrEP e PEP, cheguem ao interior do Amazonas”, enfatiza Izabella.
Programação
Entre os assuntos abordados no workshop estão o diagnóstico laboratorial do HIV: entendendo os diferentes fluxogramas para testagem; PrEP e PEP na atenção primária; HIV na atenção básica; coinfecção tuberculose/HIV; Aids avançada para o não especialista; manejo de hepatite B; Mpox na atenção primária; diagnóstico laboratorial da sífilis; manejo de gestante vivendo com HIV/Aids e recém-nascido exposto ao vírus HIV; contracepção em mulheres vivendo com HIV/Aids.