MANAUS – “A máquina parou quando começou o fogo. Ficamos à deriva no rio e no escuro. Fizemos de tudo para salvar as pessoas. Eu e o ex-prefeito fomos os últimos a pular nas águas”. Esse foi o relato do comerciante Charlen Albuquerque, um dos sobreviventes que conta os detalhes após se salvar do barco que explodiu nesta madrugada no Rio Negro.
Na madrugada deste sábado, (27/07), a embarcação Comandante Souza, que saiu de Manaus com destino ao município Santa Isabel do Rio Negro, pegou fogo nas proximidades da Comunidade Santa Maria, a 40 minutos de Manaus. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), 25 pessoas foram encaminhadas para unidades de saúde de Manaus.
Oito pessoas deram entrada no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto. Apenas um apresentou queimaduras no corpo e os outros sete tiveram escoriações de leve a moderado. Desses, um paciente já recebeu alta médica.
Dez pacientes deram entrada no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, sendo apenas um com queimaduras leves em uma das pernas. Seis deles já receberam alta médica.
Outros três pacientes foram levados para o Hospital e Pronto Socorro João Lúcio. Uma paciente necessitou de intervenção cirúrgica devido a um trauma no punho. Outros dois pacientes estão em observação, com quadro de saúde estável. Outra vítima do incêndio foi encaminhada para o SPA São Raimundo.
Três crianças, com idades entre seis e oito anos, deram entrada no Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Oeste. Uma delas já recebeu alta médica e as demais seguem internadas, estáveis, apenas com ferimentos leves.
Uma vítima foi socorrida no local do acidente e chegou a ser encaminha a uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu antes de chegar a unidade. O corpo está no Instituto Médico Legal (IML).
As equipes de regate seguem trabalhando no local do incêndio.
Leia mais: Barco com 80 pessoas pega fogo e deixa desaparecidos no AM
Veja: