O Governo do Amazonas avança na revitalização das unidades de saúde da rede pública. Por meio do Programa Asfalta Amazonas, estão sendo realizadas obras de recapeamento asfáltico, drenagem superficial (calçada, meio-fio e sarjeta) e sinalização, em estacionamentos e áreas do entorno de dez instituições, nesta primeira etapa. No início do ano, 21 unidades de saúde da capital tiveram a iluminação pública modernizada com tecnologia LED.
O Programa Asfalta Amazonas é coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O investimento para as obras, nessa etapa de trabalho, é de R$ 8 milhões, aproximadamente.
Na terça-feira (29/07), foram iniciados os trabalhos na Policlínica Codajás, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. Os estacionamentos, áreas de acesso de ambulâncias e entorno da unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) estão recebendo obras de recuperação asfáltica, que seguirão com drenagem superficial e sinalização, para melhorar a acessibilidade no local.

“Trata-se de um trabalho importante que vem sendo realizado para que possamos melhorar também a ambiência externa, com mais segurança e acessibilidade, das unidades de saúde. Isso inclui uma boa iluminação, pavimentação asfáltica, calçadas e estacionamento”, explica a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.
O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, destaca que esta é mais uma iniciativa do Governo do Estado no pacote de obras que vem sendo executado para modernizar as unidades de saúde, garantindo melhor atendimento à população. “Essas ações vão melhorar a infraestrutura e acessibilidade, garantindo mais segurança, tanto para os colaboradores como para a população atendida nas unidades de saúde”, reforça.
As próximas unidades a receber as obras de asfaltamento são o Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Sul (HPSCZS), o Instituto da Criança do Amazonas (Icam), ambos no bairro Cachoeirinha, zona sul; a Maternidade Balbina Mestrinho, no bairro Praça 14, zona sul; e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles, no Tarumã, zona oeste da capital.

Melhorias já realizadas na saúde
As obras de melhorias nas áreas externas das unidades de saúde iniciaram em dezembro de 2024, pelo Complexo Hospitalar Sul (CHS), formado pelo Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto e Instituto da Mulher Dona Lindu. No local, foram realizados os serviços de recapeamento asfáltico, drenagem superficial e sinalização nas vias de acesso das ambulâncias e de carga e descarga de materiais.
O complexo hospitalar também recebeu a implantação de 176 pontos de iluminação pública de LED, pelo Programa Ilumina+ Amazonas, da UGPE, na área dos estacionamentos e entorno.
No início deste ano, 21 unidades de saúde tiveram o sistema de iluminação pública também modernizada, com a implantação de 1.146 novos pontos de LED nas áreas externas e de uso público de hospitais, maternidades, Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e policlínicas.
Entre eles, estão os prontos-socorros João Lúcio Pereira Machado e Platão Araújo; as maternidades Ana Braga e Balbina Mestrinho; os hospitais Geraldo da Rocha e Francisca Mendes; as Policlínicas José Lins, Zeno Lanzini e Codajás; os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis) Dr. Paulo Lima e Ada Rodrigues Viana; e os Hospitais e Prontos-Socorros da Criança (HPSC) das zonas Leste, Oeste e Sul.
Ações em outros órgãos públicos
Além das instituições de saúde, outros órgãos estaduais também estão sendo contemplados com as obras. O primeiro foi o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que recebeu o novo asfalto, entre os dias 23 e 28 de julho.
As sedes da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas-AM), da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz) também estão na programação para receber os serviços.