O Governo do Amazonas enviou, nesta quarta-feira (09/07), mais de 7,4 mil luminárias de LED destinadas à modernização da iluminação pública de mais quatro municípios do interior do Estado. A ação integra o Programa Ilumina+ Amazonas, que é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
Com investimentos de R$ 20,7 milhões, os municípios beneficiados são: Novo Aripuanã (com 3.120 pontos), Maués (com 2.617), Maraã (com 906) e Juruá (com 812). Os trabalhos estão programados para iniciar no dia 21 de julho em Maraã (a 634 quilômetros da capital). Em Novo Aripuanã (a 227 quilômetros) começa em 6 de agosto. Em Maués a (276 quilômetros de Manaus) está programado para o dia 7 de agosto.

O secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, acompanhou a saída do material para os municípios. Ele destaca que as novas luminárias iluminam dez vezes mais em relação às lâmpadas antigas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, tradicionalmente utilizadas no interior.
“O Ilumina+ Amazonas realiza a substituição das lâmpadas antigas por luminárias de LED nos locais públicos, oferecendo mais segurança e reduzindo os custos das prefeituras com energia. O programa também promove sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente, pelo fato de as novas luminárias serem menos poluentes”, afirmou

Benefícios
A tecnologia LED, reconhecida pelo baixo consumo, possui alta durabilidade e menor impacto ambiental. A economia pode chegar a 60% no consumo de energia elétrica, ao mesmo tempo em que eleva a qualidade dos espaços urbanos e a percepção de segurança.
O Programa Ilumina+ Amazonas deve retirar, em dez anos, mais de 151 mil toneladas de CO2 da atmosfera, uma contribuição do Estado do Amazonas no enfrentamento às mudanças climáticas. A quantidade equivalente à conservação de uma floresta do tamanho de 1.396 campos de futebol.
O programa já alcançou 52 municípios do interior e 244 comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas, implantando, até o momento, mais de 98,6 mil pontos de LED. A meta do Governo do Amazonas é modernizar o sistema de iluminação pública de todos os 61 municípios do interior. Com isso, o Amazonas passará a ser o primeiro estado brasileiro com iluminação pública 100% em LED no interior.