AMAZONAS – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, vai prorrogar, até o dia 31 de julho, o contrato dos professores do processo seletivo simplificado (PSS) vigente. Já os professores aprovados no PSS 2024 deverão ser convocados a partir de 1º de agosto.
O PSS 2024 prevê a contratação de mais 3,6 mil professores. Atualmente, a Comissão Permanente de Concursos (Copec), gerida pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), trabalha no processo de retificação da homologação dos aprovados deste processo. A lista oficial dos aprovados no PSS 2024, para homologação, deverá ser divulgada no prazo de até 90 dias.
Leia mais: Governador Wilson Lima e ministro da Educação Camilo Santana lançam programa Pé-de-Meia no Amazonas
A presidente da comissão do PSS 2024, Marilene Remígio, enfatizou que o contrato dos atuais professores será prorrogado por mais 120 dias. Após esse período, esses professores terão seus contratos encerrados e os novos aprovados, do PSS 2024, deverão assumir as funções, tanto na capital, quanto no interior.
“A Copec solicitou que o prazo para a divulgação da homologação dos resultados fosse estendido para que pudesse atender as exigências previstas no edital. Agora, a comissão trabalha na correção da lista de homologados e, assim que concluída, será divulgada nos canais oficiais da Secretaria de Educação e da Copec”, explicou Marilene Remígio.
Pé-de-meia
O governador Wilson Lima e o ministro da Educação, Camilo Santana, lançaram no Amazonas, nesta quarta-feira (27/03), o Programa Federal Pé-de-Meia, que deve beneficiar até 105 mil estudantes do ensino médio no Amazonas, sendo 74,6 mil apenas da rede estadual. A iniciativa é um incentivo financeiro, na modalidade de poupança, para promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no Ensino Médio público.
O Pé-de-Meia prevê pagamento de R$ 200 mensal, que podem ser sacados a qualquer momento. Além disso, R$ 1 mil serão depositados ao fim de cada ano concluído, mas esse valor só poderá ser retirado após a conclusão do Ensino Médio. Todos os incentivos serão pagos em conta poupança aberta automaticamente pelo Governo Federal no nome do estudante.