O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), está finalizando o cadastro para os interessados em participar do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme). O prazo final para o credenciamento de produtores rurais, associações, cooperativas e agroindústrias se encerra no dia 14 de dezembro. O edital completo está disponível no site da ADS (www.ads.am.gov.br).
Por meio do Preme, o Governo do Amazonas garante a compra de alimentos regionais, produzidos por agricultores do estado, que serão destinados à merenda escolar da rede pública de ensino, beneficiando mais de 230 mil alunos. Para o ano de 2025, serão aproximadamente 31 gêneros alimentícios.
“A ADS está atuando para garantir a participação de produtores rurais, que possam contribuir nos fornecimentos de frutas, legumes e proteínas. A proposta é garantirmos a segurança alimentar e a qualidade na merenda escolar dos estudantes”, destaca Lionilde Gonzaga, diretora técnica.
Entre os alimentos a serem fornecidos estão: abacaxi, abóbora, bananas das variedades pacovã e prata, maçã, cará, castanha-do-Brasil, cheiro-verde, couve, laranja, limão, macaxeira in natura, mamão, melancia, pimenta-de-cheiro, pimentão verde, pitaya e tangerina.
Os interessados também poderão fornecer carne bovina em cubos congelados, carne bovina moída, filé de peixe regional congelado, filé de pirarucu salgado seco, filé de pirarucu congelado e ovos de galinha. O cardápio da merenda escolar também incluirá farinha de mandioca torrada (amarela e branca), farinha de tapioca e polpa de frutas.
Ação itinerante
Para fortalecer a participação dos produtores da agricultura familiar e demais interessados, a ADS está destinando uma equipe técnica para a zona rural de Manaus e dos interiores, para facilitar o credenciamento.
Nesta semana, o atendimento aconteceu nos ramais da BR-174 e na AM-010, nas seguintes comunidades: Ramal do Leão, na Associação de moradores do Igarapé do Leão e da Cachoeira. No Ramal do Pau Rosa, BR-174 no km13, na sede da Copasa, no Ramal Federico Veiga, BR-174, na sede da Coop Tarumã e no Ramal Água Branca II na Am-010 km 12. Os atendimentos serão de 8h às 12h.
A equipe técnica também realizará o credenciamento na comunidade Paraná da Eva, nesta terça-feira (10/12), na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no flutuante ACP. E na quarta-feira (11/12), na estrada do município de Autazes, na sede da Associação Arumã no km 11.
Documentos Preme
Para participar do Preme, o produtor rural precisa apresentar os seguintes documentos: RG, CPF ou outro documento de identificação com foto, cartão conta corrente e Carteira de Produtor Rural.
Recursos
Para o ano de 2025, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, estimou um orçamento de mais de R$ 35 milhões para a compra de alimentos que irão compor o cardápio da merenda escolar.